Economia

13º salário começa a ser pago na próxima semana; saiba como surgiu e quem tem direito ao benefício

today22/11/2024 3

Fundo
share close

Cerca de 92 milhões de brasileiros devem receber o valor extra, que, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pode injetar até R$ 321 bilhões na economia brasileira em 2024

O 13º salário deve ser pago na próxima semana a cerca de 92 milhões de brasileiros, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com a Constituição Federal, tem direito ao benefício todo trabalhador, em regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa.

A lei determina que a primeira parcela do 13° (ou o valor integral, para empresas que escolhem não dividir) precisa ser paga até o dia 30 de novembro de cada ano. Já a segunda pode cair na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro.

Como surgiu o 13º salário:

Em 13 de julho de 1962, no governo de João Goulart, o 13° salário foi oficializado pela lei nº 4.090 e, desde então, empregadores devem pagar um salário extra aos seus funcionários todo fim de ano. Na época, a inflação estava elevada e o poder de compra da população estava corroído, o que levou trabalhadores a fazerem greves e irem às ruas protestar.

O benefício, porém, não foi bem aceito por empresários e especialistas da área econômica na época, que diziam que a obrigatoriedade do empregador de pagar um 13° salário poderia quebrar o país.

Neste ano, o benefício completa 62 anos e a expectativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos é de que o 13ª salário injete na economia brasileira cerca de R$ 321 bilhões. Este montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Fonte: GZH

Escrito por Jonathan

Rate it

Post anterior

Destaques

Viaduto do Arroio Grande: consórcio começa concretagem da laje do primeiro tabuleiro

O consórcio formado pelas empresas Giovanella e Porto Beton iniciou, nesta quinta-feira, 21, a concretagem da laje do tabuleiro do vão 5 e a execução das armaduras de laje e dos guarda-rodas do Viaduto do Arroio Grande. Além disso, também estão sendo produzidas as armaduras e formas das transversinas do vão 1. Ao todo, a estrutura do viaduto conta com cinco vãos. O secretário de Obras e Infraestrutura Edmar Hermany […]

today22/11/2024 49


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%