Mais aliviado após garantir permanência na Série A em 2025, o Grêmio volta a campo nesta quarta-feira à noite. A partir das 20h, o Tricolor enfrenta o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário vive situação idêntica. Com um ponto a mais, os baianos são rivais diretos na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana.
Para esse duelo, Renato Portaluppi não poderá repetir a mesma equipe que derrotou o São Paulo. Poupado, Geromel será substituído por Rodrigo Caio. O defensor ficou em Porto Alegre, sendo preparado para a partida contra o Corinthians, na Arena, quando fará a sua despedida do futebol. A outra ausência é Soteldo, com desgaste muscular. Caso a escolha seja por manter o esquema com três atacantes, Pavón será o escolhido. Por outro lado, se a opção for por reforçar a marcação no meio-campo, Edenilson deverá ser o titular. Diego Costa também não viajou à capital baiana.
Entre os relacionados, duas novidades oriundas das categorias de base do clube: o volante Tiaguinho e o atacante Alysson. O primeiro chamou a atenção de Renato nos treinamentos e chegou a estar com a delegação no duelo do último domingo, já o segundo entrou em dois jogos do Brasileirão, contra Cruzeiro e Juventude, no primeiro turno.
Para começar a discutir o futuro de Renato Portaluppi, o presidente Alberto Guerra também está com a delegação em Salvador. A ideia da direção gremista é ter tudo resolvido até a última rodada, contra o Corinthians, para começar a projeção de 2025.
Adversário do Grêmio, o Vitória chega embalado pelo triunfo sobre o Fortaleza por 2 a 0, em casa, na última rodada. O técnico Thiago Carpini não poderá contar com Matheusinho. O meia sofreu uma lesão no tornozelo esquerda e, inclusive, só deve voltar a atuar na próxima temporada. Por outro lado, Alerrandro, o destaque da equipe, vai estar em campo. O centroavante, emprestado pelo Bragantino, é um dos artilheiros do Brasileirão, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians, com 13 gols.
Provável Vitória:
Lucas Arcanjo; Neris, Edu e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres, Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito, Janderson (Carlos Eduardo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Provável Grêmio:
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Cristaldo; Aravena, Pavón (Edenilson) e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Fonte: Correio do Povo