A terceira edição do Encontro de Quimbandeiros contra a Intolerância Religiosa de Santa Cruz do Sul acontece neste sábado, dia 25, a partir das 22 horas, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. O evento afro religioso, criado pelo Centro Cultural Afro-Brasileiro Salve Jorge e pelo Centro Cultural Valeu Zumbi, lembra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, data alusiva à morte da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA), vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana.
Segundo a organização, são aguardados mais de 300 religiosos do Vale do Rio Pardo e de outras cidades do Estado. A programação deverá se estender pela madrugada e contará com apresentação artística com Pai Amarildo de Ogum, entrega de troféus e homenagens a padrinhos e madrinhas e sessão de quimbanda, encerrando as atividades por volta das 4h30min de domingo.
Um dos momentos importantes deste evento que, inclusive já consta do calendário oficial do Município, será a entrega do Troféu Resistência a pais e mães de santo de Santa Cruz do Sul que estão há décadas resistindo com seus templos, terreiras e ylês, e trazendo para a comunidade seus legados e ancestralidade.
Para Leandro Libam, um dos organizadores do encontro, o 21 de janeiro é uma data recheada de significado. Ele lembra que nesse dia, no ano 2000, Mãe Gilda morreu vítima de infarto. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo, teve sua casa atacada e pessoas da comunidade foram agredidas. “Esta data marca a nossa religiosidade e a nossa ancestralidade. É um marco para nós, principalmente aqui no Brasil e também aqui em Santa Cruz, onde professamos nossa religião muito timidamente”, disse ele.
Libam acredita que o evento vai contribuir para o fortalecimento da cultura afro-brasileira no município. “Com toda a certeza, daqui para frente nós vamos ter a abertura total, igual às demais religiões que são professadas aqui no nosso país e em nossa cidade”.
O 3° Encontro de Quimbandeiros contra a Intolerância Religiosa conta com o apoio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura e Economia Criativa.
Programação:
22h – Abertura oficial do 3° Encontro de Quimbandeiros de Santa Cruz do Sul contra a Intolerância.
22h30min – Apresentação artística com Pai Amarildo de Ogum
22h50min – Entrega de troféus e homenagens
23h10min – Abertura da sessão da Quimbanda.
04h30min – Encerramento da sessão de Exú.