Uma das estruturas que chama a atenção do público no Parque da Oktoberfest, é a da Guarda Municipal, que criou um espaço para que os frequentadores da 39ª Oktoberfest possam conhecer um pouco da rotina dos agentes de segurança.
O local tem atraído crianças e seus familiares, que podem ver de perto o funcionamento das viaturas utilizadas no cotidiano da Guarda Municipal. Atividades lúdicas, com atividades pedagógicas relacionados à educação no trânsito, também são oferecidas ao público infantil no local.
Além da presença de alguns dos agentes, a atividade conta com a colaboração de jovens voluntários, oriundos de escolas municipais em que é realizado o projeto Guarda Costas, iniciativa que tem a finalidade de desenvolver atividades para uma cultura de paz e cidadania entre adolescentes e jovens. Um ônibus, que dispõe de uma sala de aula itinerante na execução do projeto, também compõe a exposição. Durante a Festa da Alegria, estudantes das Emefs São Canísio, Dona Leopoldina e Christiano Smidt, participam da ação.
O Gestor de Projetos Sociais da Guarda Municipal, Rodrigo Costa, avalia a importância da integração da comunidade com o órgão de segurança. “A presença das crianças e seus familiares, aproxima cada vez mais os órgãos de segurança da sociedade e estimula os pequenos a verem os agentes como protetores e amigos da comunidade. As oficinas e brinquedos infantis prendem a atenção dos pequenos, enquanto os agentes aproveitam para divulgar os trabalhos aos pais e familiares”, explica Costa.
Bons indicadores podem conceder ao município reconhecimento nacional pelo esforço em conter a transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita Santa Cruz do Sul está entre as três cidades gaúchas indicadas pelo governo do estado para receber importantes reconhecimentos do Ministério da Saúde: a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis Congênita. Para […]