Com o tema “Reconstruir e Cuidar da Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul se aproxima. O evento será realizado no dia 4 de março, feriado de Carnaval, em Arroio do Meio.
Em entrevista à Rádio Santa Cruz na manhã desta sexta-feira, 28, o Bispo Diocesano, Dom Itacir Brassiani, comentou a escolha da temática para esta edição do evento. “É uma temática que levou em conta o tema que a igreja do Brasil coloca para a Quaresma e também conta especialmente sobre a realidade da tragédia e da reconstrução do Vale do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí. Reconstruir é importante, mas não podemos deixar de cuidar, para não voltarmos a velha normalidade”, explica.
A programação inicia às 6 horas da manhã, com a acolhida das caravanas junto ao Seminário Sagrado Coração de Jesus. Às 7h30 será servido o Café dos Romeiros e Romeiras. Às 8h30 ocorre a abertura oficial, seguida, às 9 horas, pelo início da caminhada e celebração, percorrendo um trajeto de 2,5 km até a Rua Coberta e à praça da cidade. Às 10h30 será celebrada a Santa Missa na praça. Ao meio-dia haverá almoço partilhado nas caravanas e em mesas comuns na praça.
Das 12h às 14h30 acontece a Tribuna Popular, com momento cultural e falas de lideranças locais e regionais sobre o tema da romaria. Às 14h30 a CPT-RS anuncia o local da próxima Romaria da Terra. Às 14h50 será realizada a bênção de envio, e o encerramento está previsto para as 15h30. Haverá bancas de grupos organizados para troca de sementes, venda de produtos coloniais, sucos naturais e lanches.
Quaresma, quarta-feira de cinzas e Campanha da Fraternidade
Além da Romaria da Terra, a próxima semana será marcada pelo início da quaresma e por outras atividades para os católicos. A Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas será celebrada no dia 5 de março, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A celebração, que terá início às 18h15, será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Itacir Brassiani, e marcará também a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, que este ano tem como tema “Fraternidade e Ecologia”.
Segundo explicou o bispo Dom Itacir Brassiani, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu duas vertentes para que fossem decididos os temas a serem abordados para o evento deste ano. “A primeira vertente é a celebração dos 10 anos da Carta Encíclica marcante do Papa Francisco, que demarca um novo horizonte e uma nova ênfase no ensino social da Igreja Católica. E a outra vertente é aquilo que nós vivemos atualmente com os comportamentos climáticas”, afirma.
O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgência a crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Sobre a Quarta-feira de Cinzas, trata-se de um dia penitencial, no qual os cristãos manifestam o desejo pessoal de conversão a Deus. “A liturgia conserva elementos tradicionais, como a imposição das cinzas durante a celebração da Santa Missa e o jejum, com abstinência de algum alimento, especialmente carnes, nesse dia”, revelou Dom Itacir.