A prefeita Helena Hermany esteve na manhã desta sexta-feira, 3, vistoriando o bairro Várzea. Em entrevista para a Rádio Santa Cruz, ela conta que irão instalar um QG na EMEF Guido Heberts que disponibilizará materiais de limpeza e comidas prontas para as famílias que já estão voltando ao bairro. Segundo ela, uma empresa também está iniciando a limpeza das ruas e voluntários irão na parte da tarde ajudar na limpeza. “A gente já tinha pré-organizado, prevendo que quando baixasse a água, a gente ajudasse as pessoas, na limpeza das casas, das ruas. Nós estamos nos organizando, agora, para essa segunda fase”, salienta.
Helena foi até o local para verificar a situação e alinhar os próximos passos para reconstrução do bairro. “Nós queremos primeiro ver a situação para depois trazer as pessoas de volta. Trazer elas de volta com voluntários com apoio, inclusive psicológico, pois deve ser muito difícil a pessoa voltar e enxergar essa realidade, estamos trabalhando em todos os sentidos para que o ‘baque emocional’ não seja tão grande”, pontua.
Moradores pedem ajuda da comunidade
Na manhã desta sexta-feira, 3, a nossa equipe de reportagem esteve verificando a situação atual do bairro Várzea. Após a água baixar e a chuva dar uma trégua, os moradores voltaram para suas casas na esperança de recuperar alguma coisa.
Durante conversa com alguns moradores, eles relataram que a maior necessidade é de material de limpeza e ajuda com os animais que permanecem na Praia dos Folgados, como a doação de rações. Eles relatam que é difícil se locomoverem até o Parque da Oktoberfest, onde estão concentradas as doações, devido a eles estarem na fase de limpeza de suas residências.
Os moradores também relataram que estão com medo de utilizar a energia elétrica, após a RGE reestabelecer o uso. “Gostaríamos de pedir eletricistas voluntários, que pudessem vir nos auxiliar após a retomada da luz”, solicita a filha de uma moradora.
Nesta sexta-feira, 3, as cheias do Rio Pardinho dificultam o fornecimento de água em Santa Cruz do Sul. Mais de 60% da cidade está com desabastecimento devido a alagamentos e submersão dos sistemas de bombeamento e distribuição de água. Equipes da Corsan estão realizando manobras para tentar manter o abastecimento em algumas partes da cidade. Devido à qualidade da água da captação estar fora dos padrões adequados, o tratamento está […]
Comentários da publicação (0)