Em Cruzeiro do Sul, um dos municípios mais atingidos no Vale do Taquari, com oito mortos, quatro bairros destruídos por completos, mais de mil casas levadas pela água e centenas de desabrigados, a força e a esperança para o recomeço vêm dos voluntários. Na Paróquia São Gabriel Arcanjo, voluntários se dividem na organização das doações e no acolhimento de quem precisa, como explica o Pároco Ezequiel Ezidro Perin.
“Temos algumas pessoas abrigadas aqui na Igreja Matriz. O salão paroquial está funcionando para preparar os alimentos e receber as doações, também é feita a distribuição para os demais. Nos salões e comunidades que não foram atingidos todos estão abrigando pessoas ou sendo pontos de coleta”, afirma.
A Igreja Matriz e suas dependências não foram atingidas, diferente de algumas comunidades que foram totalmente levadas pela água, como explica o sacerdote. “Temos igrejas que caíram, como a Passo de Estrela que não resistiu e ficou somente a imagem de Nossa Senhora de Fátima caída voltada para o rio, a imagem que circula pelas redes sociais é bem impressionante. Duas capelas pegaram água, mas por enquanto não temos acesso até lá. A situação aqui é bastante triste, é um horror. Muitas pessoas da paróquia perderam a casa e não sobrou nada, outras perderam a vida”, ressalta.
O Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) de Santa Cruz do Sul informa que coletas de exames de carga viral por HIV e hepatites estão suspensas por tempo indeterminado. Como esses materiais são encaminhados para análises no laboratório do Hospital Universitário de Santa Maria, o serviço será retomado somente após restabelecidos o acesso entre os municípios. Os demais atendimentos, bem como testes rápidos, estão ocorrendo normalmente. O horário de […]
Comentários da publicação (0)