O Hospital Santa Cruz (HSC) está promovendo, de 6 a 29 de maio, ações alusivas à campanha nacional Maio Furta-Cor, que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde mental materna. Profissionais do Serviço de Psicologia Hospitalar e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Instituição está proporcionando conversas e atividades na Maternidade e com as mães de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Conforme as organizadoras, existe um forte estigma sobre o adoecimento mental das mães e isso impede muitas delas de procurar ajuda. Ainda, pouco é conversado sobre ansiedade, depressão, burnout e o esgotamento físico e emocional que são decorrentes da maternagem.
Por conta disso, o Maio Furta-Cor tem o intuito de transformar a dor em uma onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos maternos. Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. Conforme a definição da campanha, “as cores da maternidade não se anulam, não são iguais e nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe”.
No âmbito geral, a campanha pretende promover ações de promoção à saúde, sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna e estimular a construção de políticas públicas de saúde por meio de projetos de lei que instituam o Maio Furta-Cor. Mais informações sobre a campanha, como outras formas de colaborar e participar, podem ser obtidas no sitewww.maiofurtacor.com.br.
A falta de energia elétrica no sistema de captação de água da Corsan em Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 16, afetou o abastecimento de água em parte dos bairros Faxinal, Centro, Arroio Grande e Pedreira. Moradores terão baixa vazão ou oscilações no fornecimento de água durante toda a manhã. A energia elétrica já retornou, porém o sistema precisa de tempo para se recuperar. A previsão é de […]
Comentários da publicação (0)