Os dias depois das recentes cheias do rio Taquari e do arroio Castelhano além de revelar a destruição deixada, também apontam os impactos da calamidade em todos os setores do município, assim como do Estado. Entre os levantamentos divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico, Trabalho e Turismo, em Venâncio Aires estima-se que cerca de 520 empresas, do total de quase sete mil ativas atualmente, foram impactadas de forma direta na Capital do Chimarrão, o que deve representar prejuízos que ultrapassam R$ 100 milhões.
Para incentivar a retomada do maior número possível de atividades econômicas, a Prefeitura em parceria com a Caciva, Câmara do Comércio, Indústria e Serviço de Venâncio Aires, apresentaram na tarde desta sexta-feira (17), a campanha “Valoriza Venâncio”. “A proposta é incentivar a comunidade a comprar produtos e contratar serviços de Venâncio Aires e com isso também divulgar para outros municípios as nossas marcas. Criamos uma identidade visual para ser utilizado nesta campanha para que possamos utilizar, especialmente nas redes sociais, demonstrando o quanto acreditamos no nosso comércio, indústria e nos profissionais que atuam aqui”, explica a coordenadora de comunicação e marketing, Daiana Nervo.
“Um terço da nossa população foi diretamente afetada pelas enchentes, dois terços seguem suas vidas e num esforço especial das nossas equipes da Prefeitura, clubes de serviços, empresários e voluntários, estamos retomando nossa economia do município também para atender os atingidos. Todas as nossas escolas já estão atendendo, as unidades de saúde igualmente estão normalizadas, inclusive, os serviços da unidade de Vila Mariante estão acontecendo na Unidade Móvel, em Linha Mangueirão. Nas secretarias, pedimos a retomada dos programas municipais é hora de fazer a roda voltar a girar e nossa indústria, comércio e serviços precisam da nossa atenção. Não é à toa que somos a Cidade Empreendedora do Rio Grande do Sul”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa, no lançamento da campanha.
O levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e os valores financeiros consideram apenas os danos na estrutura física, estoque, produtos, entre outros gerados ao patrimônio dos estabelecimentos. “Falamos em mais de R$ 100 milhões, sem contabilizarmos os impactos e prejuízos causados pela falta de condições destas empresas de estarem exercendo atividades e também pelas dificuldades da falta de infraestrutura viária para receber insumos básicos e escoar a produção”, destaca o secretário Marcos Hüttmann.
A apresentação da campanha Valoriza Venâncio teve a presença do deputado estadual Airton Artus, a presidente da Caciva, Roberta Fischer, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Hüttmmann e profissionais da imprensa, parceiros da proposta.
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