Com o objetivo de viabilizar a condição logística necessária para continuar as entregas de donativos nas diversas regiões do Rio Grande do Sul, o governo do Estado, por meio da Casa Militar e Defesa Civil, assinou um acordo de cooperação com o Sindicato das Empresas de Transporte e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs). Assim, o Executivo poderá manter uma destinação adequada às doações que chegam de todo o Brasil.
Devido ao grande volume de doações recebidas, o governo estadual precisou buscar soluções para melhorar a capacidade logística e não causar sobrecarga na máquina pública. Dessa forma, o Executivo evita que sejam perdidos itens doados por impossibilidade de realizar entregas em tempo hábil. Para reduzir este risco, o acordo com o Setcergs foi estabelecido, permitindo que empresas ligadas à entidade possam prestar serviços de transporte e distribuição.
O governador Eduardo Leite agradeceu novamente pelo apoio que as empresas de transportes deram desde o início da situação de calamidade, afirmando que o acordo assinado possibilitará a manutenção deste atendimento às comunidades afetadas.
“A logística das doações é um desafio enorme que temos. Renovo meu agradecimento a todos os transportadores que se apresentaram desde o primeiro momento, antes mesmo de podermos assinar este documento, colocando suas estruturas à disposição, dedicando seu tempo e suas equipes a este tema”, disse o governador. “Sabemos que este movimento inicial precisa de condições para ser mantido, para atender nosso Estado. Estamos todos juntos, puxando em uma mesma direção, com a certeza de que seremos capazes de reconstruir o Rio Grande do Sul no tempo mais rápido possível e sem deixar ninguém para trás”, reforçou.
Conforme o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Boeira, a ajuda dos parceiros de dentro e de fora da estrutura pública possibilitou manter as entregas. “Se não tivéssemos essa estrutura de apoio, do governo e dos parceiros que estão conosco desde o início, com certeza estaríamos com uma estrutura de logística colapsada. Para melhor atender a quem precisa, nos organizamos em centros de distribuição para que a ajuda humanitária chegue de forma mais rápida na ponta”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, destacou que a situação demandou que fossem firmados acordos para operacionalizar a distribuição das doações. “Essa é a maior operação logística já registrada na história do nosso Estado. Nós temos milhares de cargas que são enviadas para o Rio Grande do Sul diariamente. Consultamos as maiores empresas do setor no Brasil. Com isso, entendemos que era extremamente importante que pudéssemos firmar termos de cooperação, contratação e operacionalização dos nossos armazéns e depósitos, espalhados em oito centros de distribuição”, disse.
A partir da publicação do acordo, a participação do Setcergs na entrega dos donativos passa a ser oficializada, garantindo que os itens cheguem ao destino de forma eficiente e dentro do tempo necessário. Além disso, o Estado se compromete a atuar para manter a fluidez da cadeia logística no território gaúcho, também fiscalizando e avaliando de forma contínua o cumprimento do acordo.
A iniciativa reforça o compromisso da administração estadual para apoiar as comunidades afetadas pela enchente, garantindo o abastecimento dos centros de distribuição de donativos por todo o Estado. Por meio da parceria com o Setcergs, fica assegurado que a ajuda humanitária chegue às comunidades que precisam, mantendo a solidariedade e o apoio entre gaúchos e todos os brasileiros que contribuem com doações.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semma), promove neste fim de semana, 25 e 26 de maio, das 10h às 17h, uma feira de adoção dos 76 pets resgatados na enchente em Vila Mariante, e que seguem acolhidos junto ao Pavilhão Agropecuário no Parque do Chimarrão. Como os tutores não foram localizados, eles serão disponibilizados para adoção responsável. De acordo com a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, as […]
Comentários da publicação (0)