O Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), de Santa Cruz do Sul, está reforçando neste mês dos namorados, o alerta para prevenção de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A ideia é lembrar a população sobre a importância de realizar, ao menos uma vez ao ano, testes rápidos disponíveis gratuitamente na rede de atenção básica do município para evitar o surgimento de novos casos e oferecer tratamento aos já existentes.
De acordo com a coordenadora do órgão, enfermeira Micila Chielle, o Rio Grande do Sul já é o primeiro estado do Brasil em número de novos casos de HIV e em Santa Cruz do Sul a realidade não é menos assustadora. Dez novos casos de HIV e 40 de sífilis chegam ao Cemas todos os meses. “Os números continuam crescendo de forma alarmante e demonstram que ainda precisamos de muita educação sobre saúde sexual para que possamos mudar esta realidade. Essas doenças podem ser silenciosas e os sintomas também podem levar anos para se manifestar”, observou ela.
A campanha em alusão ao Dia dos Namorados foca na prevenção e quer incentivar o uso do preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais, sejam elas vaginais, anais ou orais e também os testes rápidos e exames periódicos. “Qualquer pessoa que já teve relação sexual sem preservativo está suscetível ao vírus HIV e a outras ISTs, sejam homens, mulheres de todas as idades, adolescentes e idosos. O chamado grupo de risco hoje é quem faz sexo sem preservativo e não conhece sua sorologia nem a sorologia dos parceiros sexuais”, frisou Micila.
No Cemas, a testagem é realizada para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e para fazer o teste rápido não é preciso agendamento e nem pedido médico. O procedimento é sigiloso e fica pronto em apenas 15 minutos. “A Aids não é a doença do outro, quando menos esperamos, ela pode ser a nossa doença também. Muitas vezes só sabemos se somos portadores do HIV se fizermos os testes. Quem se ama se cuida e quem ama, cuida do outro. Vamos pensar nisso”, recomendou a coordenadora.
O Cemas fica na Rua Thomaz Flores, nº 806. O horário de atendimento é das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h, exceto nas quartas-feiras que fecha às 15 horas. Nas terças e quartas também ocorre atendimento noturno, das 17h30 às 20h30. O telefone para mais informações é 51 3715 6368.
Pela primeira vez, o Banco Central registrou a realização de mais de 400 milhões de transações pelo Pix num intervalo de 48 horas. Os dados são do movimento da quinta-feira, 6, e da sexta-feira, 7. Apenas no dia 7, o volume diário de transações feitas pelo Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do BC, atingiu novo recorde de 206,8 milhões de operações em um único dia. O nível […]
Comentários da publicação (0)