Notícias

Estado inicia castração de animais vítimas da enchente

today15/06/2024 50

Fundo
share close

O cão Costela, que junto com os seus tutores foi vítima da enchente em Canoas, se tornou o primeiro animal atendido pelo governo do Estado por meio da Ação de Castração do Programa de Controle Ético Populacional. Os procedimentos, que podem chegar a cerca de 20 mil, iniciaram-se na tarde desta sexta-feira (14/6), no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

A iniciativa compõe o Plano de Ações de Resposta à Fauna, coordenado pelo Gabinete de Coordenação de Resposta à Fauna (GCRF), com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), que possibilitou o uso de recursos oriundos do Fundo para Recuperação de Bens Lesados (FRBL). Também integra o projeto o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad).

O foco desta medida é o controle da população de animais, reduzindo a natalidade de maneira respeitosa, sem comprometer os direitos e o bem-estar deles. Além das castrações, os animais recebem microchips contendo um número único de identificação.

O primeiro procedimento de esterilização contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, e do diretor do Hospital Veterinário da UFRGS, Gustavo Winter. Também acompanharam a visita às instalações da instituição a procuradora de Justiça do MP-RS, Ana Marchesan, e a presidente do Grad, Carla Sássi.

“Esta é uma das principais iniciativas do Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna, do governo do Estado, uma política de controle populacional ético dos animais. É uma ação que executamos hoje com resultados no longo prazo”, disse o vice-governador, que também é médico veterinário.

As próximas etapas das castrações ocorrerão em parcerias com as universidades Feevale, UniRitter e Luterana do Brasil (Ulbra), contemplando as cidades de Canoas, Guaíba, Eldorado do Sul e São Leopoldo.

Fonte: Estado do RS

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Agricultura

Colheita de arroz se encerra no RS com 7,16 milhões de toneladas do grão

A colheita do arroz se encerrou com uma produção de 7.162.674,9 toneladas no Rio Grande do Sul. Na safra 2023/2024, foram semeados 900.203 hectares de arroz irrigado. Destes, foram colhidos 851.664,22 hectares, correspondendo a 94,61% da área semeada, com uma média de produtividade de 8.410,21 kg\ha. Os dados estão no relatório final divulgado, nesta sexta-feira (14/6), pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção […]

today15/06/2024 33

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%