Um lugar para se reunir com amigos, se distrair, conversar e se divertir. Foi assim que a agricultora aposentada Lúcia Heck Clen, 62 anos, definiu o tão esperado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Idosos Nova Esperança, que abriu as portas na tarde desta quarta-feira, 19, no pavilhão da Comunidade Imaculada Conceição, na localidade de Cerro Alegre Alto. Nem a chuva forte foi obstáculo para que ela e um grupo de mais de 30 idosos comemorassem juntos o primeiro dia de atividades, que teve bingo, cantoria e confraternização com mesa de chá, café, doces e salgados.
Em um breve ato de inauguração, que contou com a presença da prefeita Helena Hermany, dona Lúcia externou o agradecimento de toda a comunidade e disse que a iniciativa vai dar uma injeção de ânimo na vida dos idosos. “A gente queria ter uma vez por mês ou a cada 15 dias, um lugar para se reunir, conversar, para não nos sentirmos abandonados. No início o pessoal ficou meio desconfiado, mas eu insisti e consegui realizar este sonho”, festejou.
Vinculado ao Cras Central, o Nova Esperança passa a ser o terceiro SCFV para idosos no município. Outros dois já existem, um vinculado ao Cras Beatriz Frantz Jungblut, do Bairro Santa Vitória, e o outro ao Cras Integrar, do Bairro Bom Jesus. No local os idosos poderão participar de diversas atividades, escolhidas a partir das demandas dos próprios usuários, como explicou a assistente social Mônica Tricia Pitrovsky, coordenadora do Cras Central e responsável pelo serviço. “Agora vamos conversar para definir as oficinas, mas já sabemos que haverá atividades recreativas, de saúde, palestras sobre direitos dos idosos e artesanato. Os encontros serão de 15 em 15 dias”, frisou.
Para a prefeita Helena, a abertura de mais um espaço voltado ao atendimento do idoso é motivo de alegria. Ela disse que é preciso fazer pelo interior o mesmo que já se faz nos bairros e no Centro da cidade e deu as boas vindas aos usuários. “Que aqui vocês se alegrem aproveitem, façam amizades e sejam felizes. O que a gente traz no espírito faz toda a diferença, quando nos sentimos bem vamos menos ao médico, tomamos menos remédio e a saúde reflete esse estado de bem-estar”, disse ela.
Integrantes do Centro de Convivência do Cras Beatriz festejaram a abertura do novo serviço com a interpretação do Hino da Terceira Idade e convidaram todo o público presente para cantarem juntos a canção Beijinho Doce. A tarde seguiu com bingo e confraternização.
O governador Eduardo Leite lamentou a morte do sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos, que faleceu após troca de tiros com criminosos durante assalto a um carro-forte no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, na noite desta quarta-feira. Em nota, Leite destacou que o policial “heroicamente tombou” e destacou a trajetória do policial. “Ingressando na Brigada Militar em 1997, o sargento Oliveira dedicou mais de duas […]
Comentários da publicação (0)