Estudo pretende acompanhar a saúde de adolescentes e jovens adultos
A pesquisa “Saúde dos Escolares”, desenvolvida na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2004, está buscando os participantes que realizaram avaliações nos anos de 2011-2012 e 2014-2015. Mais de 4,4 mil avaliações de crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, de 19 escolas do município, foram realizadas nestes períodos.
Na época, a pesquisa era coordenada pela professora Miria Suzana Burgos. Os escolares eram encaminhados até a Universidade para realizar diversas avaliações de saúde, como medidas de antropometria (peso, estatura, circunferência da cintura) e aferição da pressão arterial. Além disso, realizaram coleta de sangue para a realização de exames (glicemia, triglicerídeos, colesterol total, colesterol HDL e LDL), participaram de testes físicos e responderam um questionário sobre o seu estilo de vida. Todos os estudantes receberam um laudo com os exames de sangue.
As atuais coordenadoras da pesquisa e professoras do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, Cézane Priscila Reuter e Jane Dagmar Pollo Renner, ressaltam a importância da nova fase de avaliação destes jovens. “O acompanhamento fornecerá informações importantes do estado de saúde. Em nosso município, os índices de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes são muito altos. É necessário o acompanhamento para compreender os fatores que estão associados com o desenvolvimento da obesidade e de outras alterações metabólicas destes jovens, que poderão ter sérios problemas de saúde no futuro”.
Se você, um familiar ou amigo participou da pesquisa em 2011-2012 ou 2014-2015, poderá fazer contato pelo telefone/WhatsApp (51) 99934-7290, pelas redes sociais do Laboratório de Pesquisa em Saúde (@lapesunisc), ou pelo e-mail saudedosescolares@gmail.com
Dando sequência ao processo de recuperação da infraestrutura das escolas atingidas pelas enchentes, o governo do Estado iniciou, nesta semana, a entrega de novos mobiliários na Rede Estadual. Os recursos fazem parte da parcela eventual de eventos climáticos, que já destinou R$ 6,3 milhões para a aquisição e distribuição de móveis escolares. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Escola Estadual de Ensino Médio Guarani, localizada em Canoas, foi a […]
Comentários da publicação (0)