Nicole Weber (Podemos) e Leonel Garibaldi (Novo) foram afastados do conselho de ética da Câmara de Vereadores
O presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan (PSDB), afastou a presidente do conselho de ética do Legislativo Nicole Weber (Podemos) e o relator Leonel Garibaldi (Novo). Os dois vereadores teriam infringido regramento da resolução 02/2021, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul, cuja regra traz limitações quanto aos vereadores que sejam advogados, como é o caso de Nicole e Garibaldi, de atuar em causas nas quais o Município seja parte. Essa foi a justificativa para a representação por parte de Trevisan.
Com a decisão, Jair Eich (PP) e Licério Agnes (PSDB) passam a responder pelo conselho de ética, juntamente com Francisco Carlos Smidt (Novo), sendo que o último, já fazia parte da comissão.
A vereadora Nicole Weber fez duras críticas à decisão. “A gente sabe muito bem quem está por trás disso. Peço que o senhor me olhe quando estou falando contigo, sempre foi omisso com o caso do vereador afastado, tinha o papel de coadjuvante e agora conseguiu um papel de destaque”, avalia.
O vereador Leonel Garibaldi(Novo) também falou sobre a mudança do conselho de ética. “O Presidente da Câmara se deixou levar, é bastante típico de quem tem o poder da máquina fazer isso. É uma vergonha para o Legislativo, é uma vergonha para Santa Cruz do Sul”, conclama.
O Presidente da Câmara usou a tribuna para se defender das acusações. “Meu compromisso é com a verdade e com a justiça, não sou juíz e nem pretendo ser. Tomei ciência dessa infração por parte dos vereadores e tive essa decisão ”, destaca.
A vereadora Nicole Weber emitiu Mandado de Segurança para retornar à presidência e aguarda manifestação do Poder Judiciário.
Foto: Henrique Bauer/ Rádio Santa Cruz
Comentários da publicação (0)