Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 08, a vereadora Dianefer Berté Schwendler ocupou a vaga do Partido dos Trabalhadores e aprovou vários expedientes de interesse da comunidade. A parlamentar pediu destaque à moção de congratulações ao Projeto Missão Sementes de Solidariedade – Emergência, homenageando-o pelo atendimento a milhares de agricultores familiares camponeses que foram atingidos pelas enchentes no Vale do Rio Pardo. O Projeto Missão Sementes de Solidariedade consiste na viabilização de mutirões de visitas as famílias para ver a realidade e conversar com estas famílias, atendimento emergencial e também entrega de um kit de sementes crioulas e mudas de árvores frutíferas para cada família camponesa refazer seu plantio e iniciar a reorganização da vida, descreve Dianefer.
Com a enchente de setembro de 2023 um conjunto de organizações, tal como a Diocese de Santa Cruz do Sul, a Comissão Pastoral da Terra, o Instituto Cultural Padre Josimo, o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Cáritas Regional-RS, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB entre outras, criou a “Missão Sementes de Solidariedade: que visou naquele momento atender prioritariamente agricultores familiares camponeses que foram atingidos pelas águas da enchente do Rio Taquari, explicou Dianifer.
Em abril de 2024, novamente milhares de agricultores familiares camponeses foram atingidos pelas enchentes em todo o estado, o Vale do Rio Pardo e Taquari foram muito afetados. Perdas de animais, residências, maquinário e produtos. A maioria perdeu praticamente tudo, algumas famílias perderam inclusive familiares. A Missão Sementes de Solidariedade objetiva chegar agora a todas estas famílias da região para apoiá-las. A zona rural do município de Santa Cruz do Sul, que foi atingida pelo evento climático também foi contemplada com o projeto.
Congratulações ao COMDICA pelos 34 anos
A vereadora Dianefer Berté Schwendler encaminhou, ainda, outra moção de congratulações ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Santa Cruz do Sul, homenageando-o pelos seus 34 anos desde a sua consolidação. O COMDICA foi criado em nosso Município apenas cinco meses depois da instituição da Lei 8.069 de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que completa 34 anos próximo dia 13 de julho. O ECA é um importante instrumento de proteção integral à criança e ao adolescente, contribuindo ao longo destes anos na defesa dos direitos das pessoas desta faixa etária que estão em pleno desenvolvimento, salientou a parlamentar.
“Reconhecer os 34 anos de atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Santa Cruz, por meio de uma Moção de Congratulações é uma forma de valorizar e agradecer por todo o empenho e dedicação que o Conselho e as entidades que fazem parte do mesmo, têm demonstrado”, destacou Dianefer. É uma oportunidade de reconhecer e exaltar a importância do trabalho de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, de reafirmar nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida das crianças e adolescentes em nosso município, completou.
Saúde Mental aos atingidos pela Enchente
A vereadora petista aprovou, também, dois pedidos de informações ao Poder Executivo Municipal. Um destes quer saber se está sendo desenvolvido algum trabalho sobre o cuidado da saúde mental das pessoas atingidas pela enchente. Segundo Dianefer o encaminhamento deste pedido de informação é motivado pelo relato de um morador de Rio Pardinho que perdeu totalmente sua moradia e, também, por famílias do bairro Várzea. Foi possível perceber o abalo emocional ao relatarem as perdas dos bens materiais e, ainda, parte de suas histórias de vida. “O apoio psicossocial, penso ser fundamental neste momento para contribuir na recuperação da saúde mental das pessoas atingidas que agora precisam superar as perdas, vivenciar o luto, lidar com o estresse pós-traumático e buscar forçar para recomeçar”, justificou.
Aluguel Social ao atingidos pela Enchente
O outro pedido de informações ao Executivo quer saber se existem pessoas/famílias que foram atingidas pela enchente e/ou por áreas de risco de deslizamento em Santa Cruz do Sul, que precisaram ser inseridas no Programa Aluguel Social. Ela questiona, ainda, em caso afirmativo, quantas famílias e pessoas estão sendo beneficiadas e de que bairros pertenciam. Conforme Dianefer a tragédia que atingiu o nosso estado e também o nosso Município deixou diversas pessoas desabrigadas e muita destruição. Contudo, passados pouco mais de um mês do desastre ambiental já é possível contabilizar os prejuízos.
Neste sentido, o Programa Aluguel Social visa beneficiar a população mais vulnerável do Município, aportando recursos públicos para o pagamento de aluguel de pessoas e famílias. “Como assistente social, tenho interesse em saber quanto deste programa foi utilizado para subsidiar desabrigados das enchentes. Estas informações nos ajudarão a subsidiar proposições e posicionamentos em benefício dessa população”, apontou a parlamentar.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo informa que as pistas de ciclismo e de caminhada do Complexo Esportivo Normélio Egídio Boettcher, do Lago Prefeito Telmo Kirst, não estarão disponíveis para o uso do público a partir da manhã desta quarta-feira, 10. O motivo é a quantidade de água acumulada no local. A medida é temporária e logo que os percursos forem liberados, informaremos.
Comentários da publicação (0)