Cerca de 50 agentes comunitários de saúde participaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM) de uma capacitação em serviço sobre coleta seletiva ministrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Sustentabilidade (Semmas) e pela Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). A ideia é que os profissionais da saúde que diariamente percorrem dezenas de moradias sejam multiplicadores nas comunidades onde atuam, ajudando as pessoas a separar corretamente os resíduos domésticos e contribuindo para elevar o índice de coleta de materiais recicláveis no município.
Na primeira parte da capacitação, a representante da Coomcat Marilane Poeckel apresentou o trabalho de coleta seletiva solidária realizado pela entidade e reforçou para as agentes de saúde a necessidade de um maior envolvimento da comunidade nesta ação. Ela explicou a diferença entre os tipos de coleta – convencional e automatizada -, esclareceu o que é resíduo orgânico, reciclável e rejeito e ensinou a forma correta de se fazer a separação e o descarte.
Segundo Marilane, a população ainda tem muitas dúvidas sobre a forma correta de fazer o descarte e muito material que poderia retornar ao ciclo produtivo ainda acaba inutilizado. Materiais que poderiam ser destinados a reciclagem ainda são jogados dentro do contêiner verde, que deveria receber somente orgânicos, e o contrário também acontece com relação ao contêiner laranja. Para que as atitudes mudem, ela acredita que é preciso informação. “Estudem, se informem, repliquem esses conhecimentos, vocês agentes de saúde são essenciais nesse processo. Não podemos só ficar reclamando quando não fazemos nem o mínimo necessário”.
Já pela Semmas, o chefe de Divisão de Resíduos Sólidos, Mauricio Doptke, explicou como funciona a coleta mecanizada, falou sobre logística reversa, contou um pouco sobre o tratamento que os resíduos recebem quando chegam no aterro sanitário em Minas do Leão e ensinou as agentes a fazerem uma composteira doméstica. No final da capacitação foram entregues aos participantes imãs de geladeira e panfletos com informações sobre os dias e horários da coleta nos bairros.
Presente na abertura do evento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, disse que mais pessoas precisam disseminar informações acerca de como funciona a coleta seletiva e que os agentes de saúde são peças-chaves. “É preciso mais engajamento da comunidade e os agentes de saúde estão nas casas diariamente, conhecem as pessoas, seus hábitos e podem ajudar muito. Quanto mais limpo e separado for o nosso lixo, mais estaremos ajudando as famílias que vivem da reciclagem, mais economia para o município que não vai mandar tanto lixo para o aterro sanitário e mais estaremos ajudando a preservar o planeta”.
Um sucesso pela maneira lúdica com que é desenvolvido, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é executado pela Brigada Militar, com o apoio do Comdica e demais parceiros, realizou a formatura de 738 alunos na manhã desta quinta-feira, 11. O evento ocorreu no auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O diferencial desta edição, é que muitos dos pais de alunos […]
Comentários da publicação (0)