Destaques

Defensoria Pública da União oferece orientações jurídicas a afetados pelas calamidades

today12/07/2024 25

Fundo
share close

Atendimentos gratuitos serão fornecidos na semana que vem, no Parque da Oktoberfest

Chega em Santa Cruz do Sul, na próxima semana, a Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul – iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU) que visa a fortalecer a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos moradores dos municípios afetados pelas fortes chuvas. Os atendimentos serão na quinta e sexta-feira, 18 e 19, na Bier Haus, que fica dentro do Parque da Oktoberfest. No primeiro dia, a população poderá comparecer das 9h às 17h, e no segundo, das 9h às 15h.

Os serviços disponibilizados incluem orientações sobre o Auxílio Reconstrução, Abono Salarial, Bolsa Família, acesso ao aplicativo Caixa Tem, Saque-Calamidade do FGTS, Programa Pé de Meia, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal, Seguro Desemprego, Auxílio Gás, Registro Unificado e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Para receber atendimento, os interessados devem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso.

De segunda a quarta-feira, 15 a 17, a Caravana estará em Sinimbu, no Salão da Igreja Nossa Senhora da Glória, prestando o mesmo tipo de assistência. Ao todo, mais de 15 cidades gaúchas já receberam a equipe, e o objetivo é alcançar mais de 100 municípios. A escolha dos locais considerou a Nota Técnica 05/2024 do Prodoc do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que realizou uma análise dos municípios com pessoas em situação de abrigo devido às enchentes, em relação ao número de abrigados e ao contingente de cidadãos vulnerabilizados.

Além disso, foi considerado o decreto estadual nº 57614, de 13 de maio de 2024, que reitera o estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas e, ainda, foram levadas em conta as localidades das seções e subseções da Justiça Federal, bem como a distância entre elas. Para moradores de municípios não alcançados pelas missões presenciais, o atendimento está disponível por meio do aplicativo DPU Cidadão e pelo WhatsApp (61) 98352-0067.

A iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria Federal, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Receita Federal, Ministério Público Federal, Registro Civil, Ministério Público Estadual e Procuradoria Regional da República da 4ª Região (MPF/PRR4), Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e Marinha, entre outros.

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Educação

Três cursos do Qualificação RS seguem com inscrições abertas em Venâncio Aires

Seguem as inscrições para os cursos do programa estadual Qualificação RS. Das 55 vagas ofertadas, ainda restam 27 vagas para três cursos: Técnicas para Atendente Comercial; Logística e Gestão de Estoques; e Soldagem MIG/MAG, ministradas pelo Senac e Senai, todos com 40 horas/aulas, realizados entre julho e agosto. Os interessados devem procurar o Espaço Venâncio Empreendedor, na rua Tiradentes, 1060, ou entrar em contato através do WhatsApp da Sala do […]

today12/07/2024 7

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage