O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, no mês de junho, uma visita técnica ao Ambulatório Interdisciplinar de doenças crônicas não-transmissíveis do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi capacitar os profissionais sobre como estruturar as interconsultas, visando à possível implantação desse sistema na Unidade Ambulatorial de Alta Complexidade Cardiovascular e Gestação de Alto Risco (AGAR) do HSC.
Conforme a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional na Atenção Cardiovascular, professora Dulciane Paiva, as consultas e assistência interdisciplinar de saúde têm tido importante desenvolvimento no contexto dos cuidados de saúde no âmbito de diferentes níveis de complexidade, desde a atenção primária à hospitalar. “Trata-se de importante instrumento ou modo de ação que visa à prevenção e redução de agravos por meio de uma assistência integral, que possibilita a continuidade do atendimento e a centralidade dos cuidados”, explicou. “Apesar da evolução, ainda há uma tendência de divisão da saúde, que prejudica a resposta dos serviços, em especial da população mais vulnerável e que possui insuficiência de recursos para a manutenção da saúde”.
Além de Dulciane, também participaram da visita técnica a tutora do programa e coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Luciane Maria Schmidt Alves, a preceptora e enfermeira dos ambulatórios de Alta Complexidade Cardiovascular e Gestação de Alto Risco (AGAR) do HSC, Luisa Mantovani, a residente fisioterapeuta Guadalupe Cogo Mendes e a residente enfermeira Kiandra Thome. A equipe foi recebida no HUSM pela enfermeira Jucelaine Arend Birrer, coordenadora do ambulatório interdisciplinar do Hospital Universitário, que apresentou toda a fundamentação que norteia a interconsulta, bem como o subsídio que recebem do Sistema Único de Saúde (SUS). Após, o grupo participou de interconsultas realizadas por odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e fisioterapeutas a pacientes do referido ambulatório.
Para a professora Luciane, esta vivência possibilitou sair do campo teórico da clínica ampliada e compartilhada, vislumbrando grandes possibilidades de implementação junto aos programas de residência multiprofissional do HSC. A enfermeira Luisa Mantovani destacou que o momento foi fundamental para projetar uma nova estrutura de atendimento, baseada na construção e implementação de um plano terapêutico integrado e multidisciplinar, com a atenção da equipe multiprofissional voltada às necessidades individuais de cada cliente do serviço no HSC, ressaltando a importância da integralidade no atendimento e a promoção à saúde, tendo como principal objetivo a qualificação da assistência prestada pela instituição para a população, utilizando uma metodologia pioneira na região.
“A visita técnica trouxe a certeza do quão viável é a implantação das interconsultas, em termos de ordenação dos recursos humanos que compõem os programas de residências multiprofissional do HSC, bem como do avanço que tal ação representa na aceleração do tratamento e dos encaminhamentos fornecidos aos pacientes beneficiados com tal dinâmica”, avaliou Dulciane.
Clara Rodrigues Cosme Cardoso frequenta o Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) divulgou nesta sexta-feira, 12, a premiação do Concurso Cultural para escolha do Slogan do projeto Agenda Ambiental Cisvale 2030. A aluna do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral da Escola Frederico Kops de Sinimbu, da 2ª série C, Clara Rodrigues Cosme Cardoso, foi a vencedora, com a […]
Comentários da publicação (0)