Danças folclóricas alemãs, canto de coral, desfile de sociedades e ao som da tradicional polonaise. Estes foram os ingredientes da sessão solene em homenagem à passagem dos 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da chegada dos imigrantes alemães em Santa Cruz do Sul, realizada pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, dia 15. A proposição foi do vereador Professor Cleber (União Brasil), subscrito pelo vereador suplente Nasário Bohnen.
A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Luís Trevisan, sendo que a mesa de honra foi composta por José Cláudio Barbosa dos Santos, secretário Municipal de Cultura; deputado Federal Heitor José Schuch; Marc Bogdahn, Cônsul-geral da Alemanha no Brasil; vereador Raul Fritsc,primeiro secretário da Câmara; Rafael Gessinger, presidente da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado; Paulo Afonso Trinks, presidente da Comissão dos Festejos dos 175 Anos de Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul; Felipe Braun, vereador de Novo Hamburgo, escritor e pesquisador da Imigração Germânica e membro da Comissão Estadual do Bicentenário Alemão; Celi Durante, presidente do Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul; Sérgio Luiz Machado, presidente do Grupo de Danças Oktobertanz; Lissi Bender, professora, escritora, estudiosa e doutora em Cultura Germânica.
Um dos pontos altos da noite foi a presença de representantes de 30 sociedades, de damas, atiradores e cavaleiros, a maioria do interior de Santa Cruz do Sul, que desfilaram com suas bandeiras no plenário Vereador Nilton Garibaldi, ao som da tradicional Polonaise. Ainda houve cânticos em língua alemã entoados pelo Coral Cruzeiro do Sul, de Boa Vista, além de apresentações de danças típicas dos grupos Polka, do Centro Cultural 25 de Julho; e Oktobertanz.
O vereador suplente Nasario Bohnen fez um resgate histórico sobre a importância da cultura germânica no município. O presidente da Comissão dos Festejos dos 175 anos da chegada dos imigrantes alemães em Santa Cruz, Paulo Trinks destacou o legado dos imigrantes dentro das comunidades.
Ainda se manifestaram Rafael Gessinger, presidente da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado; a professora Lissi Bender, que fez um discurso em alemão; além do cônsul geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn.
Marc Bogdan disse que deve haver uma aproximação maior entre os dois países, em especial as regiões onde se preserva muito a cultura germânica. “Vejo muitas regiões em que se preservam, além da cultura, muitos costumes, além da própria língua alemã”, citou. Um grande público se fez presente para acompanhar a sessão.
Sancionada pelo presidente Lula, a Lei da Igualdade Salarial, que visa garantir salários iguais para mulheres e homens no exercício da mesma função, completou um ano neste mês. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a legislação está dando resultado, com uma grande adesão das empresas. “A lei é para ajudar a resolver os problemas nas entranhas das empresas. Nós podemos dizer que estamos felizes com o primeiro […]
Comentários da publicação (0)