Notícias

Ministério das Cidades anuncia 11,5 mil novas moradias no Rio Grande do Sul

today18/07/2024 10

Fundo
share close

O governo federal anunciou a construção de 11,5 mil unidades habitacionais no Rio Grande do Sul, após milhares de pessoas perderem suas residências em virtude das enchentes históricas que atingiram o Estado em maio. A maior parte das moradias será na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Vale do Taquari, respectivamente, locais muito atingidos pela força adas águas.

O anúncio foi feito pelo próprio ministro das Cidades, Jader Filho, durante o Congresso da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Ele detalhou quais municípios devem receber as novas obras.

Serão 3 mil unidades habitacionais em Porto Alegre; 3 mil e Canoas; 1,3 mil em Novo Hamburgo; 900 em Eldorado do Sul; 800 em São Leopoldo; 800 em Estrela; 600 em Charqueadas; 500 em Cruzeiro do Sul; 300 em Lajeado; e 300 em Santa Maria.

As demais cidades devem receber unidades conforme demanda. “Nos outros municípios, ocorrerá conforme demanda passada pelos municípios pela Defesa Civil municipal para a nacional”, explicou o ministro das Cidades.

Essas 11,5 mil novas unidades estão previstas em edital lançado nesta quarta-feira (17). A portaria foi assinada após o anúncio e deve ser publicada nesta quinta-feira (18). “Está sendo publicado para que as empresas e prefeituras possam apresentar os projetos para que a gente faça a contratação e essas unidades habitacionais fiquem prontas o mais urgente possível”, disse Jader.

Haverá uma ordem, baseada em alguns critérios, para a destinação dessas residências. “Vamos dar prioridade para famílias com maior número de crianças, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com alguma doença crônica. Se empatar nesses critérios, será para a família que tiver menor”, explicou o ministro.

O anúncio engloba novas moradias, além das 4,5 mil unidades habitacionais cadastradas junto à Caixa Econômica Federal e que devem ser destinadas, em até 120 dias, a famílias que perderam suas casas.

Jader prometeu que todas as famílias de baixa atingidas renda irão receber residências, mesmo que residam em municípios fora das 10 cidades citadas na lista: “Todas as pessoas do faixa um e faixa dois, que são famílias que ganhem até R$ 4,4 mil, vão receber unidades habitacionais. Só que como nós não temos ainda o número de unidades, vamos aguardar o cadastro das suas prefeituras, conforme necessidade”.

Fonte: Correio do Povo

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Cinco milhões de sementes são lançadas de helicóptero em ação de revegetação de encostas no Vale do Taquari

Para marcar o Dia de Proteção às Florestas (17/7), governo do Estado, o Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizaram uma ação para devolver a cobertura de vegetação nativa a áreas que sofreram deslizamentos de terra no Vale do Taquari. A iniciativa também contou com a colaboração de estudantes de escolas públicas da região. O lançamento de cerca de cinco milhões de sementes […]

today18/07/2024 33

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%