Negociação, realizada de forma pioneira com o sindicato que representa os escritórios e empresas de contabilidade fixou também o piso mínimo dos trabalhadores e o reajuste anual dos profissionais cuja data-base é março
O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil-VRP) concluiu a primeira convenção coletiva, realizada junto ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS). A entidade, que representa os proprietários de escritórios e empresas contábeis, passou a negociar diretamente com o Sindicontábil Vale do Rio Pardo, encurtando o caminho entre os acordos coletivos, que anteriormente eram realizados em Porto Alegre. Do acordo, saíram o piso mínimo da categoria, fixado em R$ 2.000,00 para profissionais iniciantes com registro profissional e o reajuste de 4,90%, retroativo ao mês de março deste ano.
Conforme o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, a realização da convenção coletiva é motivo de comemoração para a categoria, especialmente por conta do protagonismo da entidade, por meio da representação dos profissionais. “Foi um processo que iniciou em janeiro, com a convocação dos profissionais e a arrancada para que o Sindicontábil passasse a realizar esta negociação. Agora, com muita alegria, concluímos o processo que irá beneficiar os profissionais com registro, que atuam junto às empresas de contabilidade da região”, destaca Baier.
A negociação abrange os profissionais com registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS), e estejam atuando como contador ou técnico em contabilidade, nos 24 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra, que compreende a área geográfica de atuação do Sindicontábil-Vale do Rio Pardo (veja lista, excluso Venâncio Aires representado por entidade do Vale do Taquari). “A gente estima que nesta área de atuação hoje tenhamos em torno de 1 mil profissionais registrados, que a partir desta convenção, para aqueles que trabalham nos escritórios e empresas do setor, passam a ter assegurado o piso salarial e o percentual de 4,90% de reajuste, sendo que deste, 1% é ganho real sobre o índice de inflação acumulado no último mês de março”, confirma o presidente.
O acordo coletivo tem validade de um ano, iniciando em 1º de março de 2024, data-base da negociação da categoria. A partir de agora, com a realização desta convenção, entre o Sindicontábil Vale do Rio Pardo e o Sescon-RS, o presidente da entidade acredita que as próximas rodadas, para negociações futuras, terão ainda melhor resultados para os trabalhadores do setor. “Com isto esperamos evoluir nas cláusulas sociais e econômicas, no processo do próximo ano, pois agora já somos reconhecidos pela entidade patronal como parte deste processo entre empregados e empregadores”, complementa Baier.
As colações ocorrem às 17 e 20 horas A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza neste sábado, 10, duas solenidades de formaturas. Na primeira, às 17 horas, colam grau estudantes dos cursos de Administração, Jornalismo, Produção em Mídia Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Em seguida, às 20 horas, é a vez dos estudantes de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia. Ambas ocorrem no Auditório Central […]
Comentários da publicação (0)