Após três meses de expectativa, o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, será finalmente realizado neste domingo, 18. O exame vai selecionar candidatos para preencher 6.640 vagas de níveis médio, técnico e superior, em 21 órgãos federais distribuídos por todo o Brasil. Será aplicado em 228 municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes.
Inicialmente marcada para o dia 5 de maio, a prova precisou ser adiada devido às enchentes que atingiram o Estado. O modelo, criado em 2023 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, visa centralizar a seleção de servidores federais com a aplicação simultânea das provas em todos os Estados e no Distrito Federal. A organização do certame ficou a cargo da Fundação Cesgranrio.
No Rio Grande do Sul, as provas serão aplicadas em 10 cidades: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Inicialmente, 80.348 gaúchos realizaram a inscrição, no entanto, após a enchente, o número caiu para 78,6 mil.
As oportunidades são destinadas para ministérios, fundações, autarquias, agências reguladoras e institutos de pesquisa. A remuneração para os cargos varia entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71, com validade de 12 meses. Também haverá um modelo de seleção inédito, que formará um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Serão 13.280 classificados para compor o banco.
A morte do apresentador e empresário Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, foi noticiada por alguns dos principais veículos de comunicação em todo o mundo. Notícias sobre a morte dele, ocorrida na manhã deste sábado, 17, em São Paulo (SP), foram reproduzidas em veículos de Portugal, da Espanha, dos Estados Unidos, da Argentina, do Paraguai, e até mesmo da Turquia. O assunto também foi noticiado por agências de língua chinesa […]
Comentários da publicação (0)