Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia é responsável por conceder selos que atestam a procedência e a qualidade dos itens - Foto: Bernardo Zamperetti/Ascom Sict
Para quem gosta de produtos diferenciados, de origem gaúcha e alta qualidade, a 47ª Expointer é uma oportunidade de conhecer azeites de oliva, cachaças, carnes ovinas e carnes bovinas com chancela do governo do Estado.
O programa Produtos Premium, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), é responsável por conceder selos que atestam a procedência e a qualidade desses itens, com o objetivo de valorizar setores produtivos importantes para a economia do Rio Grande do Sul.
“Neste momento de retomada econômica após as enchentes, precisamos mostrar ao povo gaúcho o que produzimos de melhor no Estado. Nossos produtos premium são um exemplo de excelência, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais. E eles podem ser encontrados aqui na Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina”, ressaltou a titular da Sict, Simone Stülp.
A equipe do Produtos Premium está participando de ações e divulgando os selos nesta edição da Expointer, que começou no sábado (24/8) e segue até 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Selos com inscrições abertas
A Casa da Cachaça é um dos pontos dentro do parque onde é possível encontrar produtos selados. Lá também estão disponíveis mais informações sobre o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade – Cachaça Gaúcha, que está com inscrições abertas até 14 de outubro.
A iniciativa é uma parceria entre a Sict e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no RS (Aprodecana). O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados na página do programa.
“A criação do selo de produto premium do Rio Grande do Sul para a cachaça foi de fundamental importância para estimular os produtores a agregarem cada vez mais qualidade aos seus produtos, seja melhorando o processo, seja desenvolvendo novos itens e inovando em uma cadeia produtiva tão antiga e tradicional como é a de destilados”, explicou o presidente da Aprodecana, Paulo Ramos. “Com o apoio do governo do Estado, através da Sict, os produtores podem buscar novos mercados, valendo-se do reconhecimento oficial de sua qualidade”, complementou.
Além disso, os visitantes da feira podem conferir azeites selados na Casa Ibraoliva SesconRS, que foi inaugurada nesta edição da Expointer. As inscrições para a terceira edição do Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, que certifica a safra 2024 do azeite de oliva extravirgem gaúcho, foram prorrogadas até sexta-feira (30/8).
A Sict promove a iniciativa em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do programa.
Produtos especiais disponíveis
Outros produtos chancelados pela Sict que podem ser adquiridos na Expointer são as carnes, tanto ovina quanto bovina. Um dos pontos é o estande da Santa Fé, que tem uma parceria com a Carneiro Sul. Os cortes especiais frutos dessa colaboração possuem o Selo Cordeiro Premium Gaúcho.
Além disso, a Celebra Gourmet, que também recebeu a certificação, está presente na Vitrine da Carne Gaúcha, no espaço Juntos para Competir. A proposta é promover o selo e incentivar o consumo de carne ovina, que tem se destacado pelos benefícios à saúde humana.
“O Cordeiro Premium Gaúcho resultou da união de vários setores, incluindo governo, entidades, universidades, indústrias e produtores, e vem para agregar ao pleito da carne ovina, para estimular o consumo e aumentar a visibilidade no mercado”, apontou Felipe Vogt, que comanda a marca Celebra Gourmet. “Muitos dos nossos clientes já estão pedindo a carne com o selo. Até o fim do ano, queremos lançar outros cortes diferenciados para valorizar ainda mais o produto. Temos uma perspectiva muito boa de mercado, tanto gaúcho quanto brasileiro”, enfatizou.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) apresentou, na tarde desta segunda-feira (26/8), Dia do Arroz, a projeção para a safra 2024/2025. De acordo com o levantamento, o Estado semeará 948.356 hectares. A próxima safra deve registrar um crescimento de 5,3% em relação à safra passada, na qual foram plantados 900.203 hectares. Serão 48.153 hectares a mais, com destaque para as regionais da Planície Costeira Interna, com aumento de 8,2% (mais […]
Comentários da publicação (0)