Procedimentos de esterilização serão concluídos neste sábado, 31
A sexta-feira, 30, foi de bastante trabalho no Castrapet, estrutura criada pela Administração Municipal para a realização do procedimento em cães e gatos, instalada ao lado do CRAS Beatriz Jungblut, no Bairro Santa Vitória.
O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) deu início à ação de castração gratuita, dentro do programa de controle populacional de animais. A atividade tem seu segundo e último dia no sábado (31).
Conforme o veterinário do CBEA, Tiago Marques, o comparecimento dos tutores agendados foi de acordo com o esperado. Após os animais serem liberados, os tutores recebem as receitas das medicações e orientações para o período pós-operatório.
No pátio do Castrapet, tutores aguardavam com seus animais o momento de atendimento. Foi o caso da autônoma Deisi Ferreira, moradora do bairro Faxinal Menino Deus. Acompanhada pelo filho Samuel, ela trouxe a cadelinha Laika para a esterilização. A cachorrinha foi adotada pela família durante a enchente, atendendo um desejo dos filhos.
Deisi destacou a agilidade na obtenção do benefício. “Fiz o cadastro há menos de um mês. Foi bem rápido”, avaliou. De acordo com a autônoma, a iniciativa é muito boa, pois serve para prevenir uma gravidez indesejada no animalzinho.
O serviço está sendo fornecido a tutores que cadastraram a solicitação na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) ou no CRAS Beatriz. A expectativa era de realização de 50 procedimentos no primeiro dia e a mesma quantidade no sábado. As cirurgias estão sendo feitas por grupo de veterinários provenientes de Capão da Canoa, o qual apresentou melhor proposta na licitação realizada.
A Semass e o CRAS Beatriz seguem registrando, de modo permanente, tutores interessados em obter o serviço gratuito, que é realizado mensalmente. Para se habilitar, basta comparecer a um dos locais mencionados, portando comprovante de residência; carteira de identidade, CPF ou CNH; e documento que comprove enquadramento da família como baixa renda.
Mais informações sobre o serviço gratuito de castração de animais podem ser obtidas pelos telefones (51) 3690-4151 (Semass) e (51) 92001-3395 (CBEA).
Rostem Fagundes, de 52 anos, foi morto a tiros em frente à baliza do CFC em que trabalhava no bairro Santo Antônio Considerado um local tranquilo e de boa convivência em Santa Cruz do Sul, o bairro Santo Antônio foi palco de um crime chocante na noite desta quinta-feira, 29. Rostem Fagundes, de 52 anos, foi morto a tiros na rua Johanes Karl Klemm, nas proximidades da Igreja Santo Antônio. […]
Comentários da publicação (0)