Realizado pelo Sesc, Pé de Coelho Filmes e Unisc, evento acontece de 03 a 06/09, no auditório da universidade, com entrada franca
Celebrando a produção brasileira, a 7ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema acontece entre os dias 03 e 06 de setembro, com destaque a novos talentos e honrando nomes consagrados do setor audiovisual. Desde sua criação, o evento firmou-se como uma plataforma importante para curtas-metragens, além de servir como um ponto de encontro relevante para a comunidade cinematográfica.
Em 2024, o festival contou com 827 obras inscritas. Desse montante, coube à curadoria do evento selecionar os 18 filmes finalistas para a Mostra Nacional e os 3 filmes integrantes da Mostra Olhares Daqui. O júri do festival é composto pela diretora e produtora Lígia Walper, pela fotógrafa Shaiane Giusti e pela atriz Kaya Rodrigues. Nesta edição, a homenageada do festival será Virginia Cavendish e Marcos Breda receberá o Prêmio Tuio Becker, uma honraria criada para celebrar a significativa contribuição ao setor do crítico santa-cruzense, reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho.
A programação do festival, além da exibição dos filmes, também privilegia os debates com os realizadores das obras e eventos paralelos da área do audiovisual. Na quarta-feira, dia 04/09, acontece o painel “Colaboração entre Indústrias Criativas: Cinema, Turismo e Cultura”. A iniciativa busca explorar as sinergias entre esses setores para impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico e cultural. Com convidados especiais, incluindo Christiano Braga, supervisor de Economia Criativa da Embratur, o debate se concentrará em como as produções audiovisuais podem atuar como uma alavanca para o turismo e a cultura, com oportunidades de crescimento e promovendo o território, transformando cenários em destinos turísticos e culturais. O evento será às 14h, no Coworking Cultural, junto à Biblioteca Pública Municipal.
Na quinta-feira, dia 05, às 14h30, no Cine Santa Cruz, numa programação paralela, será exibido o filme “Delivery”. A direção é de Virgínia Cavendish. Na noite do dia 06/09, dedicada à premiação, também haverá a exibição do filme longa-metragem “Infinimundo”, uma produção ambientada no interior de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo Sesc/RS – Unidade Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O evento conta com o incentivo da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul, além de apoio institucional da Santa Cruz Film Commission.
7º Festival Santa Cruz de Cinema – Programação
03/09 (terça-feira)
Horário: 19 horas
– Abertura
– Margaridas, de Bruna Richter Eichler (SCS)
– A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno (GO)
– Fitoterapia, de Eduardo Piotroski (RS)
– Pequenas Insurreições, de William de Oliveira (PR)
– Cava, de Karine Emerich e Hopi Chapman (RS)
– A Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa (RJ)
– O Aniversário do Seu Lair, de Dácio Pinheiro (SP)
04/09 (quarta-feira)
Painel “Colaboração entre Indústrias Criativas: Cinema, Turismo e Cultura”
Horário: 14h
Local: Coworking Cultural (R. Tiradentes, 15), junto à Biblioteca Pública Municipal
Filmes
Horário: 19 horas
– De volta para o mesmo lugar, de Lucas Lemes (SCS)
– Cida tem duas sílabas, de Giovanna Castellari (SP)
– Ao sol e à sombra, de Teresa Assis Brasil e Richard Tavares (RS)
– Sereia, de Estevan de la Fuente (PR)
– Noz Pecã, de Aline Gutierres (RS)
– Expresso Parador, de JV Santos (RJ)
– Morro do Cemitério, de Rodrigo R. Meireles (MG)
05/09 (quinta-feira)
Exibição paralela do filme “Delivery”, de Virgínia Cavendish
Horário: 14h30
Local: Cine Santa Cruz (Av. Sen. Alberto Pasqualini, 18)
Filmes
Horário: 19 horas
– Cerimônia de homenagem para Virgínia Cavendish e Marcos Breda
– Madame Bovet, de Bruna Weis e Guilherme Andriolo (SCS)
– Circuito, de Alan Souza e Leão Neto (CE)
– Todo romance termina assim, de Marco Aurélio Gal (SP)
– Zagêro, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)
– Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL)
– O Tempo, de Ellen Corrêa (RS)
– Big Bang, de Carlos Segundo (MG)
06/09 (sexta-feira)
Horário: 19 horas
– Exibição do filme longa-metragem Infinimundo, ambientado no interior de Santa Cruz e Sinimbu
A 47ª Expointer, considerada a Expointer da retomada, após a tragédia meteorológica, mostrou a resiliência e perseverança do Rio Grande do Sul ao bater recorde no volume de negócios. A feira movimentou R$ 8.100.265.792,24 em seus nove dias, número 1,41% superior ao registrado no ano de 2023. O número de visitantes foi de 662 mil até final da manhã de domingo, 1º. O destaque de aumento nas vendas foi o […]
Comentários da publicação (0)