Destaques

Vereadores aprovam alteração de regimento e autorizam vereador afastado a não receber subsídio

today03/09/2024 51

Fundo
share close

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, dia 2, quando foram aprovados quatro projetos. No início da sessão, o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Sul apresentou as suas atribuições e atendimentos prestados, através do conselheiro Edson Koeppe.

Uma das matérias aprovadas foi de autoria da vereadora Nicole Weber (Podemos) que autoriza o vereador afastado a não receber subsídio. O projeto de resolução, aprovado por unanimidade, recebeu uma emenda do vereador Alberto Heck (PT) para que seja feito o depósito judicial dos subsídios do vereador afastado.

Pelo projeto aprovado, o vereador não receberá subsídios durante a vigência de medida cautelar judicial de suspensão do exercício da função pública decretada contra si, em razão de investigação ou processo criminal que trate de crimes contra a administração pública.

A autora, vereadora Nicole Weber, destaca que a preservação do dinheiro público é essencial para o funcionamento saudável de uma sociedade. “Esse recurso, proveniente dos impostos pagos pelos cidadãos, deve ser utilizado de forma responsável e transparente em benefício de todos. Trata-se de dever comumente, principalmente entre os Edis, zelar pelo sábio e célere uso do erário, visando o preferível entre a sociedade”, observou.

Nicole destaca que quando um vereador é afastado de suas funções, seja por motivos legais, éticos ou disciplinares, é justo e razoável que não continue recebendo subsídios durante o período. “Existem diversos fatores que corroboram para tal, entre eles, a justiça e equidade, assim como o estímulo à conduta adequada e o respeito pela população. A manutenção do pagamento de salário ao Vereador suspenso/afastado, pode ser visto como uma injustiça para com aqueles que contribuem financeiramente para o funcionamento da democracia local. Isso porque estes estão essencialmente pagando por um serviço que acaba não sendo prestado a comunidade”, cita.

Ela ainda destacou que é imprescindível citar que, até provado o contrário, ao decorrer das investigações todos os indivíduos são inocentes, entretanto, seguem impedidos de atuar na vereança. “Em última análise, a suspensão do subsídio a um Vereador suspenso/afastado por prejuízo ao erário, não apenas reflete a responsabilidade fiscal e moral esperada dos representantes eleitos, mas também protege os interesses dos contribuintes e fortalece a confiança na integridade das instituições democráticas. É uma medida que assegura que aqueles que desrespeitam os princípios, não serão remunerados financeiramente”, finalizou.

Outro projeto aprovado é o que consolida o Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Comel) e o Fundo Municipal de Esporte e Lazer (Fumel). Também foi autorizada a abertura de crédito especial no montante de R$ 866 mil para custear o balizamento noturno do aeroporto municipal, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Outro projeto aprovado autoriza Termo de Colaboração com grupo de Cavaleiros de Integração, em parcela única, de R$ 31,6 mil.

Informação

O professor Cleber (União Brasil) solicita informações sobre a vistoria na rua Adão Lemos e dados de atendimentos da Defesa Civil. Alberto Heck (PT) requer informações ao Daer a respeito da realização de melhorias na ERS-418. O vereador Edson Azeredo (PL) requer a instalação de uma nova parada de ônibus fechada na Avenida Léo Kraether; a substituição das lâmpadas queimadas na Rua Estrela.

Nicole Weber (Podemos) indica melhorias e a posterior pavimentação das ruas Parque Real, Paulo Rauber, José do Patrocínio. Também requer melhorias e a posterior pavimentação do Loteamento Guilherme Marx; melhorias da pavimentação no cruzamento da Rua João Kist Sobrinho com a Rua Eugênio Schwengber e nas ruas Pedro Francisco Goettems, Eugênio Iserhard e São Lourenço; ainda a pavimentação das ruas Ernestor Cardoso, Hugo Natal Zucatti, Flora Dornelles, Lindolfo Claas e rua do Parque; o conserto na pavimentação da Rua Augusto Assmann; a instalação de novos pontos de iluminação pública na Rua Eugênio Schwengber; a disponibilização de profissional Dentista para atuar na ESF Alto Paredão; a contratação de Agente Comunitário de Saúde para a Microárea de Abrangência de Saúde da Família da ESF Alto Paredão; melhorias e posterior pavimentação da Rua Pantano Grande; a Pavimentação da Rua Frederico Guilherme Bartholomay.

Francisco Carlos Smidt (NOVO) requer o conserto do calçamento na Rua Leonel do Prado; o conserto da canalização na Rua Normélio Egídio Boettcher. Serginho Moraes (PL) requer melhorias na Rua 2,  no Bairro Rauber.

Rodrigo Rabuske (PL) indica a instalação de abrigos nas paradas de ônibus existentes nas ruas do Loteamento Novo Horizonte, no Bairro Germânia; a recuperação e desobstrução dos bueiros e rede pluvial nas ruas não pavimentadas do Loteamento Imigrante II, em Linha Santa Cruz; a recuperação do desnível existente na ERS-418, na descida do “Maranata”, em Linha Nova; a limpeza e patrolamento do trecho final, assim como, a instalação de canalização pluvial na Rua José Gomes; a recuperação de toda a extensão da Rua Albino Augusto Assmann; o recapeamento asfáltico da Rua Riachuelo; a instalação de iluminação pública ao longo dos trechos não iluminados do Corredor Frey.

Alberto Heck (PT) indica a pintura de faixa de segurança na Rua Dona Flora; a instalação de placa de identificação tripla na confluência das ruas São Francisco, Davi Canabarro e Osvaldo Aranha. Bruno Faller (PDT) requer a realização da poda de árvores na Rua Padre José Belzer.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Prefeitura de Venâncio Aires inicia trabalhos de desassoreamento do Arroio Castelhano

A Prefeitura de Venâncio Aires iniciou, no último sábado (31), o desassoreamento do Arroio Castelhano, abrangendo as imediações da estação de captação de água e seguirá por diversos trechos do curso d’água em Venâncio. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Carin Gomes, a equipe técnica realizou um levantamento e elaborou um projeto que contempla 42 pontos do Arroio Castelhano que se encontram obstruídos com galhos, resíduos e principalmente […]

today03/09/2024 9

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%