A Prefeitura de Santa Cruz do Sul publicou edital para o concurso público que vai selecionar novos profissionais para a área da educação no município. O prazo de inscrições começa nesta quinta-feira, dia 19, e vai até o dia 4 de novembro, diretamente no site www.consulpam.com.br, onde também é possível encontrar o edital completo com informações sobre cargos, salários e atribuições. As provas serão realizadas em 8 de dezembro, em local e horário a serem divulgados.
Conforme o edital serão disponibilizadas 34 vagas para professores com carga horária de 20 e 40 horas semanais, além de outras 10 vagas para atendentes de Emei, com 30 horas semanais. Haverá ainda formação de cadastro reserva para os cargos de professor, psicopedagogo, supervisor escolar, orientador educacional, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola. A validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Do total de 34 vagas para docentes, cinco serão destinadas para professor dos anos iniciais do fundamental 20 horas e 15 para professor dos anos iniciais do fundamental 40 horas; uma vaga para professor de geografia 40 horas; duas para professor de informática 40 horas; cinco para professor de educação física 40 horas; duas para professor de educação especial 20 horas e quatro vagas para professor de educação especial 40 horas.
A estimativa dos organizadores é que participem do certame cerca de 5 mil candidatos de todas as regiões do Brasil. As inscrições serão somente online, pelo site da empresa organizadora do concurso, a Consulpam, e a prefeitura irá disponibilizar um computador para aqueles que tiverem dificuldades de acesso. “Estamos com a expectativa de uma grande procura, esse concurso já era aguardado há bastante tempo e são muitas vagas para profissionais da educação, então é uma excelente oportunidade que o município está abrindo para qualificar ainda mais o seu quadro de servidores”, observou a secretária municipal de Administração, Marinalda Dias Spindler.
A taxa de inscrição será de R$ 115,00 para candidatos que desejarem disputar vagas de nível médio e R$ 165,00 para interessados nas vagas de nível superior. É possível fazer inscrição em mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de horário para a realização das provas.
Terão direito à isenção da taxa doadores de medula óssea, conforme critérios que estarão explicitados no edital, e também candidatos com direito a concorrer pelo sistema de cotas, porém a solicitação deverá ser feita entre os dias 23 e 25 deste mês. Enquadram-se como cotistas pessoas com deficiência, que terão direito a reserva de 10% das vagas ofertadas, e pessoas negras (pretas e pardas), que terão direito ao percentual de 20%.
O concurso constará de provas objetivas e de múltipla escolha, de provas de títulos para cargos de nível superior e de avaliações psicológicas para cargos de atendente de Emei, auxiliar de disciplina e auxiliar de escola. Para os candidatos de nível superior serão 35 questões de conhecimentos gerais, sendo 15 de língua portuguesa e 20 de legislação municipal referente à área de educação, além de 25 questões de conhecimentos específicos. Já para os cargos de nível médio serão 30 questões de conhecimentos gerais, sendo 10 de língua portuguesa, 5 de noções de informática e 15 de legislação municipal, além de outras 20 de conhecimentos específicos.
Para mais informações basta ligar para os telefones (85) 3224 9369 e (85) 3239 4402, entrar em contato pelo WhatsApp (85) 99624 0600 ou ainda pelo e-mail contato@consulpam.com.br.
Candidatos podem se inscrever pelo sistema de cotas
Com a publicação do edital surge também mais uma oportunidade para que candidatos possam ingressar no serviço público pelo sistema de cotas. Pela legislação aprovada em 2019, 10% das vagas nos concursos públicos municipais devem ser reservadas para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência. Outra lei estabelece que 20% das vagas sejam destinadas a pessoas declaradamente negras (pretas e pardas).
De acordo com a coordenadora do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração (Sead), Juliana Panke, a participação de cotistas ainda é muito pequena, especialmente quando se trata da população negra. Do montante de 24.231 candidatos inscritos em 2019, primeiro concurso em que a lei de cotas passou a valer, apenas 1368 estavam na condição de cotistas (pretos e pardos). “A participação de negros foi muito pequena, em muitos cargos não houve sequer um único candidato inscrito. Esperamos que este ano seja diferente e mais pessoas participem”, lamentou ela.
Juliana, que também é secretária do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), acredita que é necessário incentivar as pessoas a buscar seus direitos. “Muita gente tem receio, vergonha e até medo do preconceito, constrangimento em ser apontado como alguém que está se valendo de um privilégio”, comentou.
Devido ao feriado da próxima sexta-feira, 20, alusivo à Revolução Farroupilha, os serviços nas repartições municipais terão alterações. Funcionarão normalmente os serviços essenciais, como o Centro Materno Infantil (Cemai); Hospitalzinho; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz; UPA do Bairro Esmeralda; Guarda Municipal e Guarda Municipal e de Trânsito; Abrigo Municipal Feminino e Masculino; Albergue; Setor de Inspeção Municipal (SIM). Em regime de […]
Comentários da publicação (0)