Dos 5.569 municípios brasileiros que participarão das eleições deste ano, apenas 103 poderão escolher os prefeitos em um eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A primeira etapa do pleito ocorrerá no dia 6.
A Constituição Federal e a Resolução do TSE nº 23.734/2024 determinam que somente as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar podem ter segundo turno, caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase das eleições.
As 103 cidades que poderão ter segundo turno somam, juntas, 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as três cidades com o maior número de votantes, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente.
Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as localidades com os menores eleitorados que poderão ir para a segunda etapa do pleito. Respectivamente, totalizam 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores.
Considerando-se os Estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil pessoas aptas a votar. Em seguida, aparecem na lista Rio de Janeiro, com 11 cidades, e Minas Gerais, com oito municípios.
Evolução do eleitorado
Todas as capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno, assim como as demais cidades com mais de 200 mil eleitores.
Nas eleições municipais de 2020, eram 95 as cidades com esse quantitativo de pessoas aptas a votar. No pleito de 2016, o total de localidades com esse número de votantes era de 93.
Nos últimos quatro anos, nove cidades alcançaram um eleitorado com mais de 200 mil pessoas. São elas: Camaçari (BA), Imperatriz (MA), Parauapebas (PA), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Embu das Artes (SP), Sumaré (SP) e Palmas (TO).
Por sua vez, a quantidade de votantes da cidade de Governador Valadares (MG) passou de 213 mil, em 2020, para 198 mil, em 2024.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado, 21, que o fim da guerra de mais de dois anos e meio com a Rússia dependia da “determinação” dos aliados ocidentais de Kiev em fornecer o armamento necessário e a permissão para usá-lo. Zelensky, falando em seu discurso noturno em vídeo, agradeceu seus militares por um novo ataque a um arsenal na Rússia, embora não tenha identificado o local. O […]
Comentários da publicação (0)