Notícias

Pantanal e Amazônia enfrentam piores incêndios em quase 20 anos

today23/09/2024 1

Fundo
share close

O Pantanal e a Amazônia enfrentam os seus piores incêndios em quase 20 anos, com o fogo afetando a qualidade do ar em boa parte da América do Sul, anunciaram, nesta segunda-feira, 23, cientistas do Observatório Europeu Copernicus.

A conclusão considera o número de focos de incêndio, a extensão das áreas afetadas e as emissões de carbono geradas. Segundo o Serviço de Monitoramento da Atmosfera do Copernicus (CAMS), as emissões de poluentes decorrentes de incêndios na região têm se mantido acima da média.

Em todo o Brasil, as emissões acumuladas em 2024 atingiram 183 megatoneladas de carbono (Mt CO2) até 19 de setembro, seguindo a mesma tendência do recorde de 2007. Naquele ano, 65 megatoneladas foram emitidas apenas em setembro.

Estados como Amazonas e Mato Grosso do Sul, onde está localizado o Pantanal, registraram as maiores emissões em 22 anos de monitoramento do observatório, com 28 e 15 megatoneladas de carbono emitidas neste ano, respectivamente.

Já na Bolívia, as emissões de carbono resultantes dos incêndios alcançaram o maior valor anual no banco de dados do CAMS, somando 76 megatoneladas até meados de setembro, superando o recorde anterior de 2010.

Só em setembro, foram mais de 32 megatoneladas no país vizinho do Brasil. Ainda segundo o Copernicus, enquanto os incêndios no Pantanal contribuíram significativamente para o recorde de emissões no Brasil, seu impacto na Bolívia foi moderado, sendo Santa Cruz de La Sierra a principal origem das emissões de poluentes no país.

“Em 2024, os incêndios na América do Sul têm se mostrado muito acima da média, especialmente na Amazônia e no Pantanal. A fumaça gerada afetou áreas muito além dos locais onde os incêndios ocorreram, chegando a atravessar o Atlântico”, disse Mark Parrington, cientista sênior do CAMS.

Fonte: O Sul

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Mulher sofre acidente na Ponte em Alto Sinimbu

Uma mulher sofreu um grave acidente na noite deste domingo, 22, ao cair de moto na Ponte Engelmann, na localidade de Alto Sinimbu, ponte essa que permanece danificada e sem passagem desde a enchente que atingiu o município no final de abril. A vítima despencou de uma altura de aproximadamente 20 metros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. No […]

today23/09/2024 350

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage