Na última semana, o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles, esteve em Brasília cumprindo agendas. Acompanhado pelo deputado federal Heitor Schuch, Dornelles esteve na Secretaria Extraordinária da COP 30 do Clima, onde foi recebido pelo secretário Valter Correia, e pelo diretor de Projeto, Alberto Kleiman. Dornelles levou a candidatura da Afubra, por meio do Verde é Vida, para participar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que se realizará em novembro de 2025, em Belém/PA. “Nossa entidade, nos seus 69 anos, tem inúmeras atividades que vão ao encontro da preservação e recuperação do meio ambiente, bem como de sensibilização ambiental. O encontro foi muito produtivo e ainda vamos manter contato com os Ministérios que fazem parte da organização da COP 30”, explica Dornelles.
Ainda em Brasília, foi visitar a Embrapa, sendo recebido pelo Clenio Nailto Pillon, que é diretor-executivo de Pesquisa e Inovação. Marco entregou o Relatório de Atividades da Afubra 2023/2024 e conversou sobre as diversas parcerias entre a Afubra e a empresa de pesquisa, entre elas, a produção de cultivares de batata-doce e de capim, além do Projeto sobre feijão de alta performance que está sendo desenvolvido junto com a nossa filial de Imbituva. “Temos muito orgulho pela parceria que mantemos com a Embrapa, que é um órgão de pesquisa reconhecido internacionalmente”, disse Dornelles.
SAIBA MAIS – COP significa “Conferência das Partes”. As reuniões são promovidas, anualmente, pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), criada em 1992 durante a Conferência das ONU para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, a chamada Eco-92. Em 1994, a convenção entrou em vigor e em 1995 aconteceu a primeira conferência mundial do clima, em Berlim, na Alemanha. A principal finalidade da COP é facilitar a implementação da UNFCCC, bem como promover o diálogo e a cooperação internacional para combater as mudanças climáticas. Pela primeira vez o Brasil irá sediar uma COP do clima: em novembro de 2025, em Belém/PA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na terça-feira (24), a partir das 9h, na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos. O evento reúne anualmente 193 chefes de Estado e de governo de todo o mundo. Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia. Da mesma forma, neste ano, o presidente Lula falará […]
Comentários da publicação (0)