Uma estação meteorológica conectada a um sistema de informação de dados monitorados, como pluviometria, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade de vento será instalada em Vila Deodoro, nesta terça-feira (24). A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Venâncio Aires e Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, dentro do projeto Living Agro+Vales. O ponto que vai receber o equipamento fica junto à escola estadual Sebastião Jubal Junqueira. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, esse será o primeiro equipamento, mas o município deve buscar junto à universidade colocar mais unidades no município para monitorar os diversos microclimas da cidade.
“Os dados gerados pela estação podem ser utilizados para diversas finalidades, tendo especial importância para a agricultura e para monitoramentos climáticos, que são essenciais para o trabalho da Defesa Civil”, explica a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes. Exemplos de aplicações do sistema que será implantado incluem a geração de alarmes relacionados a eventos extremos, bem como utilização dos dados para qualificar o plantio e colheita de diversos tipos de culturas na região. Denominado como estação meteorológica automática da Elysios o registra os dados a cada cinco minutos e fazendo o salvamento das informações na nuvem. Esses dados são vistos via plataforma web acessada pelo link: https://web.demetra.agr.br.
A estação meteorológica é composta por dois itens: a estação e o receptor. A estação tem cerca de dois metros de altura e ocupa um raio de 65 centímetros, onde estão todos os sensores fixados. Já o receptor é o responsável por solicitar esses dados para estação a cada cinco minutos, salvar eles e enviar esses dados para nuvem. A antena do receptor possui de fábrica três metros de comprimento.
A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santa Cruz entrará em operação na sexta-feira, 27, a partir das 9h. O serviço de saúde municipal foi instalado no prédio onde antes funcionava a UBS Clementina Martini, ao lado do Cemai. A UPA Central funcionará como uma estrutura intermediária entre atenção básica e os hospitais. O serviço será de porte 1 e atenderá 24 horas por dia nos sete dias […]
Comentários da publicação (0)