Terceira data mais importante do calendário do comércio no Brasil, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia das Crianças deste ano deve dar início a um último trimestre de 2024 com resultados de vendas mais positivos para os lojistas gaúchos.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, entende que a data comemorativa pode movimentar até R$ 1 bilhão e 170 milhões em vendas no estado, trazendo um impulso significativo para o comércio gaúcho.
“O Dia das Crianças representa um grande momento para reforçar a trajetória de recuperação econômica do comércio estadual após os inúmeros desafios enfrentados pelos lojistas com a enchente de maio passado. Mesmo faltando alguns dias para o 12 de outubro já é possível observar uma movimentação interessante de consumidores nas lojas em busca do presente para a criançada. E isso deve se acentuar na medida em que a data comemorativa se aproximar”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
A exemplo de outras datas exponenciais do comércio, o Dia das Crianças apresenta um componente emocional muito forte. Os pais e avós se mobilizam para conseguir comprar a lembrança dos filhos e netos, pesquisando preços, buscando ofertas e promoções e condições favoráveis de pagamento. Diante disso, a expectativa da FCDL-RS é que o ticket médio na aquisição das lembranças possa chegar a R$ 225,00, valor expressivo diante do atual cenário da economia no país e no estado.
Em relação ao ranking dos presentes mais procurados, brinquedos seguem no topo da lista, vindo a seguir os eletroeletrônicos como smartphones e tablets. Roupas, calçados, artigos de perfumaria e livros são outros itens com boa procura, também.
“Ainda que fatores como inflação elevada e taxa básica de juros alta impeçam um crescimento maior do consumo, é notório que no Dia das Crianças algumas limitações orçamentárias sejam superadas pelas famílias para que possam atender o desejo dos pequenos. Ao longo dos anos os consumidores estão atentos a relação custo-benefício dos presentes e é fundamental que os lojistas estejam atentos a todos os detalhes para que possam vender mais”, enfatiza o presidente da FCDL-RS.
A FCDL-RS recomenda aos comerciantes que estejam plenamente focados na oportunidade que a data representa para incrementar as vendas. É importante estreitar as relações com os clientes, avisando-os sobre possíveis promoções para o Dia das Crianças, por meio das redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp.
Também é possível sugerir aos pais dicas e ideias de presentes, trazer pais e filhos para dentro da loja promovendo experiências divertidas, realizando sorteios de brindes e ofertando atendimento cordial.
Oferecer boas condições de pagamento, na qual uma análise segura de concessão de crédito é fundamental para beneficiar empresa e consumidor, sugerir compras adicionais e complementares e, se possível, ter uma vitrine temática do Dia das Crianças são outros fatores para que a data seja rentável aos comerciantes.
Claiton Fernando Marmitt concedeu entrevista à Rádio Santa Cruz, diretamente no bairro Várzea Os altos índices pluviométricos que atingem o Rio Grande do Sul preocupam os moradores de diversas cidades do estado. Em Santa Cruz do Sul, já há um trabalho realizado pela Defesa Civil, principalmente na região do bairro Várzea, um dos locais mais atingidos no evento climático do mês de maio. Conforme o Coordenador Regional da Defesa Civil, Claiton […]
Comentários da publicação (0)