A madrugada desta quinta-feira, 26, foi de aflição para os moradores do bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. Após a enchente histórica do final de abril e maio, quando muitos residentes perderam seus pertences, as fortes chuvas que iniciaram ontem quarta-feira, 25, trouxeram pânico para aqueles que ainda reconstroem suas vidas.
É o caso da moradora do bairro, Lucimar dos Santos. Ela conta que tem uma filha de oito anos e três cachorros, e desde a madrugada não conseguiu dormir direito. “O medo é um trauma, é difícil. Um vizinho foi no sangão olhar e me falou que o pior já passou, eles sabem que sou sozinha e me ajudam, me comunicam. Vai dar tudo certo, vou colocar nas mãos de Deus”, explica.
Lucimar revela que, na enchente de maio, conseguiu salvar sua filha e seus animais em meio a muita água acumulada na rua. Ela teve muitos prejuízos, pois, com a enchente, a água entrou dentro da sua residência. Desde lá, convive com o medo de o nível do rio subir e atingir novamente o seu lar.
Diante do cenário, o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Claiton Luís Kolling, disse que foi disponibilizado um caminhão para os moradores que necessitarem sair do local. “Trabalhamos com precaução, acionamos o plano de contingência, tem toda uma logística das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Habitação”, ressalta. Kolling ainda recomenda que as pessoas que puderem se desloquem para casa de parentes ou para uma estrutura que está sendo oferecida junto ginásio do Cras Integrar, no Bairro Bom Jesus.
Além do mais, acrescenta que em breve será divulgado um boletim da Defesa Civil Estadual com a previsão atualizada, mas revelou que a água vinda de Sinimbu já está escoando.
Por conta da forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul, os motoristas que trafegam pelo estado devem ter cuidado redobrado. Rodovias federais em diferentes pontos do território gaúcho estão alagadas e com danos. Confira os trechos com alteração: BR 116, km 261 (Canoas no sentido capital-interior): pista marginal totalmente alagada. Trânsito segue pela via principal. Bastante congestionamento no local. BR 116, km 252 (Sapucaia do Sul no sentido […]
Comentários da publicação (0)