Destaques

Desvio de recursos na Asan em SCS ultrapassa 1,8 milhão de reais

today10/10/2024 96

Fundo
share close

Em contrapartida, os idosos viviam com o racionamento de fraldas geriátricas e com a redução nas refeições diárias

A Polícia Civil de Santa Cruz do Sul encerrou o inquérito policial a respeito do caso envolvendo desvios de dinheiro e recursos dentro da Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). A delegada responsável pelo caso, Raquel Schneider, deu mais detalhes sobre os desdobramentos do caso em coletiva de imprensa no final da manhã desta quinta-feira, 10.

O ex-coordenador da Asan, Marco Antônio Almeida de Moraes, segue detido. Ele foi preso pelo crime de coação de testemunhas no final do mês passado. Ao todo, segundo a delegada, foram 14 pessoas indiciadas até o momento.

Conforme Raquel, foram encontrados desvios no valor de 1,8 milhão de reais, mas o valor pode subir.  “Estamos falando de uma associação criminosa que fez desvios em valores, como na aposentadoria dos idosos, mas também através de simulações de compras de obras e alimentações que não existiram. Esse valores eram desviados para uma construtora do Marco, que na verdade estava no nome do seu filho, que era contratada Asan. Chegamos nesse valor de 1,8 milhão, mas o valor pode subir no decorrer da investigação que continua”, avalia.

Ainda segundo a delegada, além de Marco e do filho dele, o ex-presidente da Asan, Wilson Pessoa da Silveira está entre os 14 indiciados, pois teria negligenciado os crimes. “Em duas ocasiões, em junho de 2023 e no mesmo mês deste ano, o presidente foi chamado pelas contadoras, pois estavam faltando valores expressivos em caixa, e ele, inclusive assinou documentos e não fez nada para combater os crimes”, enfatiza.

A responsável pelo caso ainda comenta que os idosos sofriam com o racionamento de fraldas geriátricas. “Chegou para nós, através de testemunhas de que havia racionamento de fraldas dentro da entidade e que o número de refeições foi reduzida de seis para cinco. Haviam idosos com assaduras devido o desgaste das mesmas”, frisa.

Ainda conforme a delegada, há relatos de que familiares não poderiam ficar sozinhos com os idosos na Asan.

Por: Henrique Bauer

 

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Esportes

Lenda do tênis, Rafael Nadal anuncia sua aposentadoria aos 38 anos

O tenista espanhol Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (10) a sua aposentadoria. Aos 38 anos, a lenda do tênis passou as últimas duas temporadas convivendo com lesões. Sua despedida das quadras será na Copa Davis, entre 19 e 24 de novembro. “Eu me retiro do tênis profissional. A realidade é que tem sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que […]

today10/10/2024 8


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%