A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 15, para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao Coronel João Francisco Barbosa. A iniciativa foi do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).
A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB), tendo como secretário o vereador Professor Cléber Pereira; e contou ainda como autoridades o Coronel Giovani Paim Moresco, comandante da Brigada Militr; Coronel Daniel Dalmaso Coelho, comandante do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros; Coronel Julimar Fortes Pinheiro, corregedor geral do Corpo de Bombeiros; e o Coronel Claiton Fernando Marmitt, coordenador regional da Defesa Civil.
O Coronel João Francisco Barbosa é natural de Santo Ângelo, nascido em 11 de novembro de 1952, filho de Brasil de Paula Barbosa e Damázia Barbosa. É casado com Inezita Teresa Barbosa, tendo três filhos – Michele Barbosa Bassan, Maurício e Marcelo Barbosa. Ele cursou ensino fundamental e médio na Escola Sepé Tiarajú, em Santo Ângelo.
Em 1972 foi aprovado no concurso para ingresso no curso de formação de oficiais na Academia da Polícia Militar, em Porto Alegre, tendo concluído o curso em 1976. A partir de então construiu uma carreira profissional exemplar, materializada através de inúmeros cursos e aperfeiçoados. Em Santa Cruz do Sul ocupou a função de comandante da secção de Combate ao Incêndio, no posto de Tenente; comandante do Sub-grupamento de Combate a Incêndio, posto de Capitão; comandante do Grupamento de Combate a Incêndio, no posto de Major; e, por fim, o posto de tenente-coronel de Polícia Militar entre 2000 e 2004, exercendo a função de comandante do 6º Comando Regional de Bombeiros, sediado no município. Lém disso, Barbosa ainda atuou nos municípios de Novo Hamburgo, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Porto Alegre e Rio Grande.
Em Santa Cruz, o Coronel Barbosa foi responsável pela descentralização dos serviços de bombeiros com a construção e implantação do destacamento do Distrito Industrial. Ainda atuou na elevação de classe de risco de incêndio de 3 para 2 e, posteriormente, para 1, sendo a única cidade no interior do Estado com esta classe. Viabilizou a construção do Corpo de Bombeiros nas cidades de Rio Pardo e Venâncio Aires. Foi o responsável pela aquisição da primeira escada mecânica da região. Implantou o projeto de prevenção nos bairros, contemplado as áreas mais carentes das cidades sede do Corpo de Bombeiros do 6º Comando Regional.
Ainda concretizou a redução de custos na implementação da prevenção contra incêndios na indústria do fumo, com economia de 96%, revertendo em modernização e reequipamento do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz e Venâncio Aires, sendo que o custo inicial do projeto girava em torno de R$ 70 milhões na época. Além desta gama de serviços prestados, Barbosa ainda teve participação na implantação do Corpo de Bombeiros voluntários de Candelária, Esteio, Veranópolis e Vera Cruz.
Em seu pronunciamento, o Coronel Barbosa destacou que buscou agregar as lideranças em torno da importância da atuação do Corpo de Bombeiros na região, buscando a qualificação e a estruturação da corporação, em especial, na realização de serviços para melhor atender a comunidade.
Medida beneficiará mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação Na data em que se comemora uma das profissões mais admiradas, o Dia do Professor, o governador Eduardo Leite anunciou a retomada das promoções na carreira do magistério, algo que não ocorria há uma década. A medida, anunciada na manhã desta terça-feira, 15, beneficiará mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação, […]