A Fraport anunciou, nesta quinta-feira, que completou a “fase 2” das obras para retomada do funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a concessionária, após cinco meses, “serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro”. Há confirmação da retomada de voos para seis terminais do Brasil.
Entre os trabalhos realizados nesta segunda etapa, estão limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 metros da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL.
Também foram recuperados os sistemas de bagagem da área internacional e da área de restituição de bagagem doméstica. A reforma ainda incluiu escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.
Segundo a Fraport, mais de 1,2 mil pessoas trabalharam a recuperação do aeródromo, num cronograma que ocupava as 24 horas do dia para acelerar a conclusão. “Atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal”, salientou.
Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.
A cobertura de nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e a atmosfera vai estar instável. A condição, contudo, deverá ser de muita nuvem para pouca chuva. Isso porque até vai garoar e chover em diferentes pontos do estado, mas a precipitação tende a ser fraca e em vários locais pode sequer haver precipitação. Devido à maior cobertura de nuvens, as mínimas não caem tanto quanto na quinta […]