Política

Sessão solene presta homenagem EMEF Cardeal Leme e Geração Materiais para Móveis

today29/10/2024 6

Fundo
share close

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou uma sessão solene nesta segunda-feira, dia 28, para homenagear os 125 anos da EMEF Cardeal Leme, de São Martinho, e os 35 anos da Geração Materiais para Móveis. A proposta foi do vereador Alberto Heck.

A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Trevisan (PSDB) e a mesa de honra contou com a presença do secretário da Educação, Mario Colombo; a diretora da EMEF Cardeal Leme, Juliana Margarete Behling; a presidente do CPM da EMEF Cardeal Leme, Cristiane da Silva Cardoso; a arquiteta e coordenadora de marketing da empresa Geração Materiais para Móveis, Sabrina Baumgarten e a sócia-diretora da empresa Geração Materiais para Móveis, Cledi Hilbig.

O vereador Alberto Heck (PT) fez o uso da palavra e apresentou o histórico da escola e da empresa. Fundada por imigrantes de origem germânica a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Leme teve seu marco inicial em 1899 quando começou a funcionar como Escola Doméstica. A primeira professora foi Luiza Dick, que inicialmente lecionava em sua própria casa.

Em torno de 1900, um grupo de pais residentes na comunidade uniu-se e construíram uma escola de madeira ao lado da Igreja que já existia na localidade. A ideia de construir uma escola na comunidade teve grande apoio do pároco local e a mesma foi batizada com o nome do 3º arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, passando a chamar-se Escola Particular Cardeal Leme.

Luisa Dick lecionou por seis anos, sendo substituída por Jacó Eidt e Mathias Naue. Este último lecionou até 1940, quando a guerra paralisou as atividades. As condições de ensino eram rudimentares, pois a escola não passava de uma pequena sala de madeira, com bancos e um corredor no meio. Atendia alunos de 1ª e 2ª séries no turno da manhã e de 3ª e 4ª no turno da tarde.

Segundo Nilva Kothe, ex-aluna e ex-professora da Escola, nos primeiros tempos a situação era precária. Como não existiam cadernos, os alunos escreviam as lições sobre uma lousa tendo que apagar tudo em seguida para realizar outras atividades, isso os obrigava a decorar tudo o que aprendiam na Escola. Outra dificuldade veio com a campanha de nacionalização que proibia o uso da Língua Alemã em departamentos públicos. Naquela época, inclusive, os professores tinham dificuldades em expressar-se na Língua Portuguesa, pois muitos deles ministravam suas aulas em alemão. Em 1946 a escola passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Cardeal Leme.

Em 1974 implantou-se a 5ª série, o que representou um grande avanço para a comunidade. Já em 1987 implantou-se a 6ª série e gradativamente em 1988 e 1989 implantou-se a 7ª e 8ª série, sendo que a partir deste ano a escola passou a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau Cardeal Leme.

Em 1977 a escola ganhou um novo prédio. Este, em alvenaria era composto por quatro salas de aula, quatro banheiros, uma pequena cozinha e uma sala de professores, que em 1992, juntamente com a construção do ginásio, foi ampliado, recebendo mais quatro novas salas onde funcionam biblioteca, secretaria, uma sala de aula e uma cozinha que é utilizada tanto pela escola quanto pela comunidade.

Em 1998, atendendo às inovações da nova Lei de Diretrizes e Bases nº 9697, dez 1996, que modificou a nomenclatura dos níveis escolares, a instituição passou a denominar-se: Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Leme.

 Atualmente, a Escola acomoda 94 alunos da Educação Infantil ao 9º ano.Uma parte dos alunos do 6º ano são oriundos da EMEF Dom Pedro II que atende até o 5º ano. A EMEF Cardeal Leme tem na direção a professora Juliana Behling e como vice-diretor, o professor Leandro Bartholdy. A supervisora é Monica Maria Maas e a orientadora Giane Butzke.

A comemoração dos 125 anos da escola ocorreu no dia 23 de outubro com um almoço do CPM. Houve Mostra dos projetos realizados pelos professores com os alunos no decorrer deste ano letivo. Também houve sorteio da rifa do CPM, a presença de profissionais da Saúde, aferindo a pressão arterial e alunos da estética da Unisc, com atividades práticas de autocuidado para mulheres. Houve ainda a apresentação do arranjo e a melodia do hino da escola por Gabriel Grasel/ensaio Crispim Santana, que foi criado em 2000 em concurso pela aluna Josiane Kelzemberg e Luiz Maier. Além de apresentações do grupo de danças alemãs do sétimo ano, orientados pelo professor Leandro Bartholdy, músicas coeraografadas em alemão e um teatro sobre a vinda dos imigrantes alemães pelo 3º ano com o professor Celso Albrink. Os ex-professores e ex-funcionários foram convidados a contar com algumas lembranças que tinham da nossa escola, depois falaram os ex-alunos, sendo que o senhor Staub era o aluno mais adulto presente (83 anos). Para finalizar houve o parabéns com o acompanhamento no violão do ex-aluno e ex-professor da escola, Alberto Heck.

Geração Materiais para Móveis

A Geração Materiais para Móveis foi fundada em março de 1989 pelos sócios Roberto Baumgarten e Cledi Hilbig. Iniciou suas atividades na residência dos proprietários, em um chalé no bairro Arroio Grande em Santa Cruz do Sul, comercializando apenas tintas para móveis.

Com o apoio dos primeiros clientes que passaram a solicitar novos produtos, houve a necessidade de ocupar mais ambientes da casa para depositar materiais como: pregos, parafusos e colas. Logo mais, a garagem e o pátio passaram a servir como depósito para as chapas de compensado que necessitavam ser cobertas por lonas pretas. Nesta época, as vendas e entregas eram efetuadas pelo Sócio Roberto e a parte administrativa era de responsabilidade da sócia Cledi.​

Em 1990, com o crescimento da empresa, os sócios, tiveram a decisão de alugar um prédio de 220m² e que juntamente com crescimento de materiais, aconteceu o crescimento do número de colaboradores que passou de dois para qautro, e a aquisição do seu primeiro veículo da frota, uma Kombi, sendo pioneira na entrega de materiais para as cidades mais próximas.​

Em virtude de muita dedicação e trabalho, em 1994, o espaço da empresa foi ampliado para 400m², a equipe aumentou para sete colaboradores e a região de atendimento aumentou, passando a atender as regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo, sendo necessário, então, trocar a kombi pelo seu primeiro caminhão.​

Os anos 1999 a 2001 foram de expansão para a empresa, que foi transferida para um espaço de 1 mil m² na Av. lndependência, buscando a diferenciação, montou a primeira loja de puxadores do interior do Rio Grande do Sul e inaugurou sua filial na cidade de Santa Maria.​

Com a confiança e credibilidade conquistados no mercado, em 2003, a Geração realizou a concretização do sonho de construir sua própria sede e adquiriu um terreno de 3mil m². A nova sede é, então, inaugurada em 2007.​

Em 2014 com a entrada da filha mais nova, a arquiteta e urbanista Sabrina Baumgarten, a empresa passou a investir em projetos internos. Com o empenho e dedicação na área de projetos, as lojas da Matriz e Filial passaram a ganhar novos espaços, melhorando a qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores e também melhorando o ambiente de atendimento aos clientes. Também foram feitos investimentos fortes na ampliação do estoque de material e na sua organização, buscando melhorar os processos logísticos da empresa, para melhor atender o consumidor.​

Atualmente, a empresa conta com 96 colaboradores em diversas áreas, tem uma área construída em Santa Cruz do Sul de 10 mil m² e em Santa Maria são mais 5 mil m² construídos, um total de 15 mil m², conta com uma frota de 41 veículos próprios e atende a maior parte do território do Rio Grande do Sul.

Para os próximos anos a empresa conta com o forte apoio dos seus fornecedores e colaboradores, e tem como objetivo buscar novos horizontes, investindo no crescimento do negócio, buscando excelência e liderança no seu ramo de atuação.

Escrito por Jonathan

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Política

Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior dos últimos 20 anos

Cerca de 80% dos candidatos a prefeito que buscaram a reeleição nas eleições municipais deste ano no Brasil saíram vitoriosos nas urnas. Esse é o maior índice de reeleição dos últimos 20 anos no País, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No último pleito, em 2020, a taxa de reeleitos chegou a 62%. Quatro anos antes, apenas 47% dos prefeitos haviam obtido um novo mandato. O recorde […]

today29/10/2024 6


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%