A Defesa Civil de Santa Cruz participou de um treinamento realizado pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar nesta semana. A atividade ocorreu na segunda, 28, e terça-feira, 29, na Praia dos Ingazeiros, no município de Rio Pardo. Integrantes da Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, e de Bento Gonçalves, que atuam nas ações de socorro, também participaram da iniciativa.
O coordenador da Defesa Civil local, Claiton Luís Kolling, ressaltou a importância da atividade, visto que o órgão recebeu de doação um barco com equipamentos, da empresa JTI, durante as enchentes de maio. A embarcação, inicialmente utilizada pelo Corpo de Bombeiros, com efetivo habilitado para o uso, resgatou mais de 600 pessoas de áreas alagadas, na ocasião, segundo a Defesa Civil “O barco doado foi essencial para que o Corpo de Bombeiros conseguisse chegar rapidamente às áreas de risco e salvar vidas”, afirmou Kolling.
A próxima etapa de treinamento será a realização do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), oferecido pela Marinha do Brasil. “Esse curso permitirá que equipes estejam habilitadas para conduzir embarcações de até oito metros, fortalecendo a autonomia e a prontidão para futuras operações de resgate em áreas alagadas”, explicou o coordenador.
Como parte da programação da exposição "Regina Simonis – Vida e Obra", a Associação Pró-Cultura está preparando uma série de palestras que irão contextualizar o trabalho de resgate histórico desenvolvido durante o projeto. A primeira delas será com o historiador Mateus Silva Skolaude, já na próxima quinta-feira, 31/10, a partir das 19h, na sede da Casa das Artes. A palestra, intitulada “Resgate Histórico de Regina Simonis, tem o objetivo de […]