A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, 04, para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao comandante regional de Polícia do Vale do Rio Pardo, coronel Giovani Paim Moresco. A iniciativa foi do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).
A reunião foi conduzida pelo presidente Gerson Luís Trevisan e a mesa contou com a presença do secretário da Câmara, Raul Fritsch; da secretária Municipal de Cultura, representando o Poder Executivo Municipal, Roberta Corrêa Pereira; de Douglas da Rosa Soares, subcomandante Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul; Flávio Passos, promotor e representante das Promotorias de Justiça de Santa Cruz do Sul; Roberto Gross, presidente do Grupo de Apoio à Brigada Militar.
O vereador proponente, Francisco Carlos Smidt, apresentou a trajetória do Coronel Moresco, que é natural de Santa Maria(RS), nascido em 23 junho de 1970, e passou grande parte de sua infância residindo com os pais, Lúcio e Tânia Paim Moresco, em Santa Maria, depois Caxias do Sul e, posteriormente, em Porto Alegre, após a transferência de seu genitor, na época 2º Sargento da Brigada Militar.
Descendente de famílias de etnias italiana e inglesa, o Coronel Moresco possui longa tradição familiar e vocacional na instituição Brigada Militar, tendo em vista que seu pai, avô materno, tio e primos terem servido nas fileiras da corporação. Casado com Tiéle Ripplingler Moresco, e possui dois filhos Nicole e Sophie Moresco.
Profissionalmente o Coronel Moresco possui uma extensa, exemplar carreira militar. Ingressou na Brigada Militar em 1º de fevereiro de 1990 e foi declarado Aspirante a Oficial em 18 de novembro de 1993; promovido ao posto de 2º Tenente em 21 de abril de 1994; promovido ao posto de 1º Tenente em 21 de abril de 1996; promovido ao posto de Capitão em 18 de novembro de 1999; promovido ao posto de Major em 21 de abril de 2011; promovido ao posto de Tenente Coronel em 23 de fevereiro de 2018; promovido ao posto de Coronel em 01 Julho de 2022
“A busca de conhecimentos e qualificação pessoal e profissional sempre foi e continua sendo uma constante na vida do Coronel Moresco, expressos através dos inúmeros cursos, tanto militares, quanto civis”, observa Carlão.
Ele é bacharel em Ciências Militares, com cursos de Instrutor de Tiro Policial, Mediação e Negociação para profissionais da Segurança Pública, Controle e Resolução de conflitos e Situações de crise, Instrução de nivelamento de conhecimentos da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Comunitária, Administração Policial Militar, Policia Judiciária Militar, Especialização em Políticas e Gestão Pública. Na área Civil, possui curso de Identificação Veicular de Veículos roubados e/ou adulterados – Polícia civil Estado do Paraná; Pós- Graduação em Gestão Pública e em Docência do Ensino Superior; graduando em Sociologia e Ciências Políticas, graduando em Segurança Pública.
Experiência profissional
Ao longo de sua trajetória, o Coronel Moresco colheu uma vasta e rica experiência profissional, fruto das inúmeras e diferentes áreas nas quais atua, como subchefe da Atividade de Segurança e disciplina do Presídio Central POA; oficial subalterno do BTL Polícia Rodoviária; comandante do Pelotão de Portão (Vale Rio dos Sinos); chefe da Seção de Inteligência do BTL de Operações Especiais – Santa Maria; subcomandante do 2° BTL Ambiental BDA MIL; chefe da Seção de comando da Escola de Formação e aperfeiçoamento de Sargentos; comandante do Colégio Tiradentes da BDA MIL – São Gabriel; chefe do Estado Maior e Subcomandante Regional do Comando Regional Vale Rio Pardo; chefe da Agência Regional de Inteligência do Comando Regional Vale Rio Pardo; chefe da Corregedoria Regional – Vale Rio Pardo; comandante do 23º BTP POL Militar; chefe do Estado maior do comando Regional Vale Rio Pardo e a partir de 10 de fevereiro de 2022: CMT do comando Regional da Policia do Vale do Rio Pardo.
“Desde o ano de 2015, atua na região do Vale do Rio Pardo onde, através das oportunidades, da confiança e das atividades desenvolvidas foi promovido aos postos de Tenente-Coronel e Coronel por Merecimento. Merece destaque e ser digno de elogios o fato do Coronel Moresco ter sido pontuado em 1º lugar para promoção deste último posto da carreira”, justifica o vereador Carlão.
Atualmente, o Coronel Moresco compõe o conselho superior da Brigada Militar, prestando assessoramento direto ao comando geral da Brigada Militar, na formulação dos cenários internos e externos nas mais elevadas questões institucionais. Como comandante do CRPO/VRP, que se organiza operacionalmente através de três Batalhões, exerce o comando das seguintes frações a nível de Batalhão de Polícia Militar, o 2º BPM, que abrange os municípios de Rio Pardo, Amaral Ferrador, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul; o 23º BPM, que abrange os municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vera Cruz, Venâncio Aires , Mato Leitão, General Câmara, Vale Verde, Passo do Sobrado, Barros Cassal, Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Candelária, Vale do Sol, Herveiras, Sobradinho, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Segredo, Lagoão, Arroio do Tigre, Tunas e Estrela Velha; e o 35º BPM, que engloba os municípios de Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul, Cerro Branco e Novo Cabrais.
As mais de 3 mil empresas que aderiram à suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em municípios gaúchos afetados pelas enchentes de maio devem fazer o primeiro pagamento até o dia 19 de novembro. A suspensão temporária do recolhimento nos meses de abril a julho foi uma das medidas adotadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para apoiar os empregadores afetados pela catástrofes. […]