Santa Cruz do Sul, em conjunto com outros municípios, através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale), realizará Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico(PMSB). Em formato de pesquisa, a consulta poderá ser respondida por todos os cidadãos, tanto do meio urbano como da zona rural, conforme o endereço do formulário.
De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, a ação é fundamental por trazer vários benefícios à comunidade, contemplando os quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos e drenagem. “A partir dos dados que vamos coletar, poderemos revisar o plano de saneamento e buscar recursos para desenvolvermos ações voltadas ao abastecimento de água, ao sistema de esgoto e de resíduos sólidos, e também na drenagem pluvial”, explicou.
Conforme a diretora de Saneamento, Engenheira Sanitarista e Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Jéssica Martini, o diagnóstico do município será uma fotografia da situação atual. Após esta etapa, será realizado um prognóstico, que consiste em definição de ações, metas, para as próximas duas décadas. “Há muita coisa que precisa ser adaptada ou melhorada, ou que precisam ser mantidas, dentro do saneamento”, declarou.
O questionário, elaborado pelo Centro Socioambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), aborda assuntos como qualidade da água, destinação do esgoto, coleta seletiva, descarte de eletrônicos, compostagem, proliferação de vetores, além de possíveis riscos à saúde, causados pela falta de saneamento, entre outros. O prazo para o preenchimento do formulário encerra-se no dia 24 de novembro.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) realizou, na manhã desta terça-feira (5), a aplicação da segunda e última camada de asfalto da rua Felipe Spies, no bairro Faxinal Velho. Ao todo, foram utilizadas 283 toneladas de massa asfáltica (CBUQ) na pavimentação da via, entre as ruas da Pedreira e Paraíba.