O vereador Rodrigo Rabuske (PL) está propondo a criação do Programa Escolas Bilíngues, nas escolas da rede pública municipal de Santa Cruz do Sul. O programa deve seguir as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil, com objetivo de desenvolver a aprendizagem de línguas estrangeiras, contribuindo para o repertório cultural, tecnológico e formação integral dos estudantes e professores.
Segundo o projeto apresentado por Rabuske, as Escolas Bilíngues se caracterizam por promover currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução, visando o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas e acadêmicas dos estudantes nessas línguas, através de atividades socioemocionais.
No modelo da educação bilíngue deverá ser considerada a língua de comunicação e de instrução, possibilitando aos estudantes o acesso ao conhecimento, à ampliação do uso social das línguas nos diferentes contextos e a reflexão sobre o funcionamento de línguas em seus diferentes usos.
A Matriz Curricular deverá contemplar, no Projeto Político Pedagógico – PPP, todas as disciplinas conforme a Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB, e as Diretrizes Curriculares Nacionais próprias à etapa de ensino pretendida e as demais necessárias ao intento do ensino ministrado na Escola Bilíngue.
O tempo de instrução na língua adicional deve abranger, no mínimo, 30% (trinta por cento), sendo o restante da carga horária ministrada em língua portuguesa, cumprindo a grade curricular proposta no projeto político-pedagógicoda instituição.
A Escola apresentará um ambiente em que se falam duas línguas vivenciadas por meio de experiências culturais, em diferentes contextos de aprendizado e número diversificado de componentes curriculares, de forma que o aluno incorpore, ao longo do tempo, a competência linguística.
O vereador Rodrigo Rabuske justifica que a globalização, o avanço tecnológico e o aumento das interações interculturais têm colocado a consolidação das línguas estrangeiras, sobretudo o inglês, como uma habilidade fundamental para o desenvolvimento acadêmico, social e econômico dos cidadãos brasileiros.
“A criação do Programa Escolas Bilíngues encontra respaldo nas Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue. Ele visa oferecer às crianças e jovens da rede pública a oportunidade de desenvolverem, além do português, uma segunda língua – inicialmente o inglês, mas potencialmente outras, de acordo com as necessidades da comunidade local e da relevância socioeconômica, pela sua ampla utilização como língua de pesquisas científicas e do fenômeno digital”, cita.
Rabuske salienta que a formação plurilíngue não apenas expande o repertório linguístico dos estudantes, mas promove a valorização da diversidade cultural e a compreensão intercultural, habilidades cruciais para a convivência em uma sociedade cada vez mais plural e interconectada.
A implementação deste programa também está alinhada às demandas do mercado de trabalho contemporâneo, que valoriza a proficiência em línguas estrangeiras e a capacidade de adaptação a diferentes contextos culturais. “Dessa forma, além de proporcionar um desenvolvimento acadêmico mais completo, o programa Escolas Bilíngues contribui para ampliar as perspectivas profissionais dos alunos, promovendo maior inclusão e equidade social, permitindo envolvimento de professores, pais, estudantes e especialistas na elaboração dos projetos educacionais”.
Além disso, o programa atende à diversidade linguística e cultural presente no Município de Santa Cruz do Sul, com suas influências étnicas e culturais diversas. Ao integrar o ensino bilíngue na educação, o Município reforça sua identidade multicultural e demonstra compromisso com a formação de cidadãos preparados para atuar de forma consciente e ativa em contextos locais e globais.
Oito novos projetos ingressaram na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na reunião que ocorre na próxima segunda-feira, dia 25, às 16h, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. Após a reunião ordinária, o Legislativo realizará uma reunião solene, com início às 19h30, para conceder o título da Cidadã Santa-cruznse a Márcia Regina Marostega Cândido dos Santos, cuja homenagem é de autoria do vereador Bruno Cesar Faller. De […]