A Black Friday 2024 está chegando e a expectativa dos lojistas para a próxima sexta-feira é reduzir os estoques e angariar novos clientes. Neste ano, esse evento promocional, em que as lojas oferecem descontos em vários produtos, pode contribuir significativamente para o fortalecimento do comércio local e desenvolvimento da economia gaúcha.
Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a Black Friday é uma ótima oportunidade para os comerciantes gaúchos traçarem uma estratégia que faça o consumidor realizar suas compras nas lojas físicas. De acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, a proximidade da data deve aumentar o movimento de consumidores nas lojas e gerar resultados positivos. “Projetamos que as vendas no Rio Grande do Sul, somando as compras em lojas físicas e nos canais online, totalizem algo em torno de R$ 780 milhões”, ressaltou Koch.
O dirigente ainda destaca que os eletrodomésticos (TVs, refrigeradores e máquinas de lavar roupa), os aparelhos eletrônicos (smartphones, tabletes e notebooks), roupas, calçados e móveis devem ser, nessa ordem de preferência, os itens mais procurados pelos consumidores na Black Friday 2024.
“A Black Friday não é apenas uma oportunidade de vendas, é uma chance de construir relacionamentos duradouros com os consumidores. Conhecer as tendências e preparar-se adequadamente é essencial para aproveitar ao máximo essa data. Assim, estratégias de fidelização de clientes, atendimento personalizado, condições especiais de pagamento e uma divulgação eficaz são fatores fundamentais para se obter bons resultados na data”, considerou Koch.
Segundo o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, o desconto médio esperado pelos clientes é de 30% e o gasto médio de compra neste ano deve ser de R$ 1.361,00. Em 2023, o investimento ficou em R$ 1.237,00.
Ainda de acordo com o Sindlojas, os locais preferidos para a compra foram o e-commerce (47,5%), loja de rua (37,3%) e loja de shopping (16,8%). Entre os que preferem comprar pelo e-commerce, os canais mais usados são: Site da loja (70,5%), App da loja (40,5%), Facebook (3,2%).
O parcelamento, com o uso do cartão de crédito, é o escolhido por 54,8% dos entrevistados, sendo que 20,7% pretende parcelar em cinco vezes as suas compras. A opção à vista no débito é a escolha de 17,5% dos entrevistados e o pagamento no Pix por 16,5% dos consumidores.