Faltando menos de duas semanas para encerrar a Campanha Papai Noel dos Correios no estado, mais de 6 mil cartinhas ainda aguardam madrinhas e padrinhos adotarem seus pedidos. Boa parte deles são desejos simples, como o do Arthur, de 6 anos, que conta que se comportou e estudou durante o ano e quer um carrinho de controle remoto. Já o Enzo, de 10 anos, explica que perdeu brinquedos, roupas, materiais escolares e até a cama na enchente e, por isso, está na casa do avô. O menino pediu ao Papai Noel caneleira e outros acessórios para jogar futebol.
Também há pedidos de bolas, bonecas, material escolar, roupas e outros brinquedos. Muitos colorados e gremistas também pedem a camisa do seu time de coração. Alguns textos ainda chegam acompanhados de desenhos, como o do dinossauro, ilustrado pelo Arthur.
Esses e outros sonhos dependem da ação voluntária de pessoas e empresas para se tornarem realidade. Quem quiser ajudar o Papai Noel dos Correios tem até o dia 6 de dezembro para adotar as cartinhas e entregar os presentes.
Em Porto Alegre, a adoção dos pedidos pode ser feita pelo blognoel.correios.com.br ou de forma presencial, em cinco agências participantes:
― Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
― Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
― Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
― Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
― Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Já em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo a adoção das cartinhas pode ser feita pelo blognoel.correios.com.br ou de forma presencial, na agência central de cada município.
Nas demais cidades que realizam a campanha, a adoção das cartas é feita exclusivamente de forma presencial na agência central de cada município.
Depois, é só levar o presente na mesma agência em que a carta foi adotada ou na unidade indicada no site (no caso de quem fez a adoção on-line). O prazo para entrega é o dia 6 de dezembro. Vale lembrar que o presente deve estar acondicionado em embalagem reforçada com o código da carta escrito no pacote de forma visível e legível, para que os Correios possam identificar o destinatário corretamente.
Todo mundo pode ser Noel, seja você também!
Municípios participantes no RS em 2024 ― Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Gramado, Guaíba, Guaporé, Feliz, Ijuí, Não-Me-Toque, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Viamão, Taquara e Teutônia.
Carreata de Luz no RS ― Em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios também estão promovendo uma Carreata de Luz que vai percorrer todas as capitais brasileiras e passará por Porto Alegre na próxima semana.
Campanha acontece em todo o Brasil ― Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente de solidariedade, que há 35 anos une empresa, empregados, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado. Em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças em todo o país. Foram 270 mil cartinhas adotadas ― cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.