Destaques

Luz Azul solicita continuidade ao projeto Girassol na próxima administração

today03/12/2024 4

Fundo
share close

O presidente da Luz Azul – Associação Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, Eder Marcos da Silva Lemos, usou a Tribuna Popular para abordar a atenção e cuidados às pessoas autistas e suas famílias e considerações sobre o Girassol – Centro Municipal de Atendimento do Autista.

Eder Lemos destacou que a Luz Azul é uma entidade sem fins lucrativos que atua há mais de 10 anos, auxiliando e acolhendo famílias e pessoas com diagnóstico de autismo, profissionais da educação, saúde e assistência. “Nossa associação nasceu de um grupo de pais de crianças que hoje são adultos com autismo. Este trabalho tem sido possível, em grande parte, graças à atuação permanente de muitas famílias e ao apoio de tantas outras pessoas que contribuíram – e ainda contribuem – significativamente para a causa”, observa.

Atualmente, a Luz Azul é composta por quase 300 famílias autistas participantes ativas da entidade. “Sabemos que a cada 36 pessoas uma terá diagnóstico de autismo, são dados do CDC dos Estados Unidos. Esperamos que com a criação do observatório municipal da pessoa com deficiência, que está em discussão para votação, possamos ter a ideia exata de quantas pessoas autistas residem em Santa Cruz para que políticas públicas sejam elaboradas e efetivadas visando a qualidade de vida dos autistas”, cita.

Eder destaca que há muito a entidade quer uma política pública municipal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. “E o início desta política se deu coma inauguração do Girassol em abril deste ano. Sendo impossível não destacar e agradecer o grande avanço da causa nos últimos anos em Santa Cruz do Sul, graças ao empenho do Poder Executivo e dos legisladores desta casa”, aponta.

Ações inclusivas:

Eder citou que a nossa cidade vem se destacando com ações inclusivas e pioneiras, que são motivo de orgulho, que impulsionaram a abertura do Girassol – Centro Municipal de Atendimento ao Autista, como a lei do sinal sonoro, aprovada em dezembro de 2022; o estádio inclusivo, lançado no início de 2023, em parceria com o Avenida, que foi o primeiro do RS a adotar a iniciativa, com o apoio do vereador Jair Eich; o Mundial e a oficina de basquete; o rodeio inclusivo; a Fórmula Truck; a Oktoberfest; o evento de balonismo; o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, voltado para mães atípicas; entre tantas outras ações, reuniões e participações marcantes da nossa entidade.

“Entre todas essas conquistas, o Centro Girassol merece destaque. É impossível não reconhecer a grandiosidade deste espaço e a dedicação dos profissionais que o compõem. Hoje, inclusive, muitos deles estão aqui presentes. A construção do Girassol foi única: participamos de forma ativa e voluntária, opinando e contribuindo em todas as etapas, desde o planejamento até detalhes como a pintura das calçadas, a decoração interior e o muro da fachada. Essa parceria entre sociedade civil e serviço público é rara, e somos gratos por termos sido ouvidos e acolhidos desde o primeiro dia”, acrescentou.

Ele mencionou a primeira coordenadora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência Adriele Vargas, que trouxe todas essas iniciativas e sempre oportunizou acesso e espaço de fala para nossa entidade, e que também é coordenadora do Centro Municipal de Atendimento ao Autista Girassol, a referência de serviço público com atendimento humanizado.

“Adriele Vargas, que não mediu esforços para tornar este projeto uma realidade, e a pedagoga de educação especial Thais Campos Teixeira, estudiosa sobre o autismo e referência em sua área, sabe fazer gestão de comportamento dos nossos filhos, orientar e treinar a nós pais, e acima de tudo analisa e entende a situação sem julgar. Além de toda a equipe, que diariamente faz um trabalho exemplar, humano, ético, respeitoso e competente”.

Segundo Eder, o Girassol conta com uma equipe dedicada e carga horária enxuta e a fila de espera não para de crescer. “Entendemos e apoiamos a adoção de critérios de corte no início das atividades, mas está claro que a demanda exige a ampliação do quadro de profissionais e a extensão da carga horária. Os diagnósticos estão aumentando, e as necessidades das famílias também”.

O presidente da Associação Luz Azul, Eder Lemos, pediu que o Centro de Atendimento ao Autista não pode parar e pediu que os profissionais que lá se encontram se mantenham e que estrutura de atendimento, acolhimento e respeito à pessoa autista e sua família.

“Em time que está ganhando, não se mexe; ao contrário, investe-se e qualifica-se ainda mais para alcançar a excelência. Eu sou pai e meu filho é usuário do Girassol, portanto eu tenho propriedade para falar do trabalho, pois fazemos parte. Quero parabenizar a prefeita Helena Hermany pelo olhar sensível e pela oportunidade de implementar esse serviço essencial. Espero que o próximo gestor eleito, Sérgio Moraes continue investindo e reconhecendo a importância do Girassol para a comunidade e continue ouvindo nossas demandas e necessidades”, finalizou.

Escrito por https://portalradiosantacruz.com.br/

Rate it

Post anterior

Destaques

Philip Morris repassa computadores ao município de Santa Cruz

Secretaria de Desenvolvimento Social é a pasta responsável pelo direcionamento do equipamento Início de tarde de boas notícias em Santa Cruz. Isto porque o Salão Nobre do Palacinho sediou o ato oficial de entrega de computadores que serão utilizados (alguns já estão em uso) por parte da comunidade atendida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A ação é fruto de uma parceria entre a Philip Morris e a Prefeitura Municipal, […]

today03/12/2024 21


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%