Evento organizado pela Prefeitura Municipal reuniu milhares de pessoas no Parque da Oktoberfest
Milhares de crianças tiveram a oportunidade de antecipar seu encontro com o Papai Noel neste sábado (14). Elas participaram do Natal Fraterno, evento tradicional promovido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no Parque da Oktoberfest.
Em torno de oito mil crianças eram aguardadas para a programação. Cada uma recebeu um kit, com direito a um cachorro-quente, dois refrigerantes, dois picolés e um vale-brinquedo. A Prefeitura também disponibilizou mais de 30 ônibus, que fizeram o transporte – ida e volta – dos participantes dos bairros e interior. Uma superestrutura foi montada, com o Centro de Eventos sediando a área com os brinquedos infláveis, cama elástica e a praça de alimentação.
Na parte da tarde, a entrega dos brinquedos foi realizada no Ginásio Poliesportivo. Por volta das 15h, o público começou a se acomodar nas arquibancadas do Arnão, ao som da banda do 7o Batalhão de Infantaria Blindado (7o BIB).
A entrada do Papai Noel na quadra do ginásio eletrizou a criançada e contagiou os adultos presentes. A distribuição dos brinquedos contou com o apoio de voluntários da Administração Municipal e de integrantes do elenco profissional do Ceisc União Corinthians.
A prefeita Helena não escondeu a emoção de ver o ginásio lotado, com crianças e famílias demonstrando alegria. “Esse Natal fraterno, com toda certeza, foi muito especial, com toda essa parceria que nós tivemos este ano,” analisou.
Conforme a prefeita, é uma iniciativa para deixar marcas na memória. “Esse dia vai ficar no coração de todas as crianças. Muitas vezes eu encontro pessoas já adultas e elas me dizem que nunca esqueceram aquele Natal Fraterno, quando eram pequenos e o único presente que ganhavam era aqui. Que essa lembrança fique no coração de cada um que esteve presente hoje, assim como ficará para sempre dentro do meu”, concluiu.
A doméstica Suzana Pires Rodrigues e o auxiliar de encanador Ruan Baierle vieram de Pinheiral com os filhos Aylla, 3 anos, e João Gabriel, 14. Participando do evento pela primeira vez, o que mais chamou atenção da família foi o grande público presente. “Está sendo muito legal para as crianças, com bastante coisa para elas brincarem”, afirmou Suzana.
Do bairro São João, a professora Bruna Daiana da Silva trouxe os filhos Luca, 6, Lorenzo, 4, e Leonardo, 9. Ter participado da edição anterior foi um atrativo para que ela prestigiasse o evento novamente. “É uma iniciativa bastante válida, porque as crianças se divertem bastante”.
Manhã teve programação exclusiva para crianças especiais
A edição deste ano também contou com uma inovação. A atividade foi realizada em dois turnos, com a parte da manhã destinada exclusivamente ao atendimento de crianças especiais. À tarde, o evento foi aberto a todas as crianças, sem restrições. Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, a medida foi uma forma de oferecer uma experiência agradável a todos, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Este é também um momento de inclusão, e assim podemos atender com mais qualidade a cada criança”, avaliou.
O casal Luciano André da Silva e Joelma Bataioli, levou o filho Henrique ao Natal Fraterno durante a manhã. Vice-presidente da Associação Luz Azul, Joelma elogiou bastante a iniciativa municipal de oferecer um turno exclusivo a crianças autistas. “É um momento de inclusão e solidariedade com essas crianças. Para as famílias atípicas, é muito bom ter um evento assim”, declarou.
Os brinquedos distribuídos foram arrecadados a partir de doações do Enart, clubes de serviço, do próprio União Corinthians e da Xalingo Brinquedos. O diretor-presidente da companhia, Rodrigo Ebert Harsteln, lembrou que a empresa mantém entre seus valores o apoio a ações sociais. “Sentimos orgulho em contribuir, principalmente em um evento que tem uma manhã destinada a crianças atípicas. No Natal, toda criança merece um brinquedo”, afirmou. A Xalingo foi responsável pela doação de 5 mil brinquedos à organização.
Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado, 14, por volta das 19h30 na BR-471, em Santa Cruz do Sul. De acordo com informações preliminares os dois veículos envolvidos, se chocaram na pista. Um homem que conduzia um Gol, morreu no local. Os dois ocupantes do outro veículo ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico.