No dia 3 de dezembro foi realizada no Hospital Santa Cruz (HSC) uma reunião científica com o tema
Disfunção do Trato Gastrointestinal no paciente grave: o que há de novo? A atividade teve como capacitador o intensivista e nutrólogo Diogo Toledo.
A reunião teve a participação da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da casa de saúde, com realização da Avante (Nestlé Health Science) e apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Conforme a nutricionista clínica e coordenadora técnica da EMTN, Carolina Testa Antunes, a atividade teve como objetivo promover a capacitação e a atualização científica da equipe.
A terapia nutricional é uma atividade altamente especializada e necessária no ambiente hospitalar. No HSC, a EMTN atua de acordo com os processos de regulamentação e com as respectivas legislações vigentes. A equipe monitora e atende todas as solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário, e seguindo os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos.
O Hospital Santa Cruz é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, conforme Portaria de número 2.534. A referência considera a necessidade de organizar a assistência hospitalar aos pacientes com deficiência nutricional, com base nos princípios da universalidade e integralidade das ações de saúde.