Em 2025, a Igreja Católica nos convida a viver o Ano Santo, um período especial de perdão, reconciliação e renovação da fé. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco, os fiéis são convidados a aprofundar a oração e refletir sobre os ensinamentos do Concílio Vaticano II. O Jubileu Ordinário celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, e segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470. As atividades terão início em Roma no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro e nos dias seguintes nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. O Papa Francisco também fará a abertura da Porta Santa numa penitenciária de Roma.
A solenidade de abertura do Ano Jubilar na Diocese de Santa Cruz do Sul, será no dia 29 de dezembro, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A programação inicia com a acolhida dos participantes, a concentração dos peregrinos será em frente a capela Santa Helena, ao lado do hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott. A peregrinação até a Catedral, um dos elementos centrais do jubileu, inicia às 08h30min. Para conquistar Indulgência Plenária, serão oportunizadas confissões, antes da missa, às 07h30min e após a missa com o Ritual de Abertura do Ano Jubilar. A celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Itacir Brassiani e concelebrada pelo clero da Diocese.
Para envolver toda a comunidade diocesana, convidamos todos os padres, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis de nossas 51 paróquias, para participar desse momento e se tornarem verdadeiros peregrinos da esperança, fortalecendo sua caminhada e renovando o compromisso com a Igreja.
Locais de Peregrinação
Para que o Ano Santo alcance o maior número de fiéis, Dom Itacir Brassiani e os padres da diocese definiram dez espaços, entre igrejas e santuários, como destinos referenciais para as celebrações jubilares e obtenção de indulgências. As igrejas e santuários são as seguintes:
* Santuário São Paulo Apostolo – Ilópolis
* Igreja São Pedro -Encantado
* Igreja Santo Inácio – Lajeado
* Igreja São Sebastião Mártir – Venâncio Aires
* Igreja São João Batista – Boqueirão do Leão
* Igreja Nossa Senhora da Candelária – Candelária
* Igreja Nossa Senhora do Rosário – Rio Pardo
* Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa -Dom Feliciano
A semeadura da soja no Rio Grande do Sul alcança 96% da área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar nesta safra 2024/2025, que é de 6.811.344 hectares, com produtividade média de 3.179 kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (26/12), de maneira geral, o término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como […]