Cidade

Prefeitura forma grupo de trabalho para ações emergenciais no Belvedere

today11/01/2025 8

Fundo
share close

Intervenções para evitar novos deslizamentos e garantir a segurança de moradores devem começar na segunda-feira

O prefeito Sérgio Moraes e o vice Alex Knak convocaram secretários e equipes técnicas da Prefeitura para uma reunião na manhã de quinta-feira, 9, no auditório da Procuradoria-Geral do Município. Na pauta, trataram de obras emergenciais a serem realizadas no Bairro Belvedere, com o intuito de prevenir a ocorrência de novas fissuras e conter deslizamentos de terras, tanto em vias públicas quanto em lotes privados. Ainda pela manhã, o grupo de trabalho, liderado pelo vice-prefeito e composto por integrantes da Defesa Civil, engenheiros, geólogos e outros técnicos iniciou vistorias nas ruas João Werlang e Antônio Assmann – áreas severamente afetadas pelos eventos climáticos de maio.

A primeira medida a ser tomada será centralizar todas as informações sobre as intervenções já realizadas e as que estão em andamento na região. “Queremos que as secretarias repassem à Defesa Civil relatórios completos e específicos de cada área, contemplando todos os estudos já feitos relativos a obras no Belvedere. Isso nos permitirá tomar ações emergenciais imediatas e planejar intervenções estruturais que requerem maiores prazos”, destacou o prefeito. Ele também determinou que as secretarias priorizem o tema, com entregas de relatórios já na próxima semana e estruturação de planos de trabalho com urgência.

As operações serão coordenadas pelo vice-prefeito Alex Knak, que pretende dar atenção especial a esta força-tarefa. Na segunda-feira, 13, pela manhã, terão início as obras na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado. Entre as intervenções previstas estão o preenchimento das fissuras na via, drenagem horizontal no muro de contenção, limpeza da canalização e ampliação e desobstrução dos bueiros. Serão ainda realizadas podas em árvores que estão colocando o local em risco de queda e sobrecarga no terreno.

“As medidas que virão desta mobilização serão de magnitude muito maior, como sistemas de drenagem para ajudar na contenção das encostas e fiscalização de imóveis que não podem mais ser ocupados. Precisamos tomar medidas rápidas e eficazes para proteger as famílias que ali vivem, as pessoas que circulam e as empresas que ali estão localizadas, e evitar maiores desastres”, enfatizou Alex. O engenheiro civil Leandro Kroth informa que outra medida necessária será a execução de canalização pluvial, com galerias de concreto armado, ao longo da rua Carlos Luiz Kolberg, que interliga as ruas João Werlang e Henrique Schuster e deverá ser posteriormente pavimentada com asfalto.

Via bloqueada a partir de segunda-feira

A partir das 8h da próxima segunda-feira, 13, o trânsito no acesso ao Belvedere será bloqueado para a execução das obras. De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, os bloqueios ocorrerão na rua Gaspar Silveira Martins, na interseção com a rua João Werlang, e também no cruzamento da João Werlang com as ruas Lindolfo Grawunder e Guilherme Kuhn. O acesso será permitido exclusivamente para moradores da região. Conforme o secretário Reginaldo Martins Brito de Campos, os bloqueios serão aplicados diariamente entre as 8h e as 13h. Como alternativas de desvio entre a Linha João Alves e o Centro, os motoristas de veículos pequenos e caminhões com até 10 toneladas de Peso Bruto Total (PBT) poderão utilizar a rua Vereador Benno João Kist e o Acesso Grasel. Já os veículos de maior porte ou com PBT superior a 10 toneladas deverão optar pela RST-287, acessando-a via Avenida Independência e BR-471.

Relatório será apresentado ao Ministério Público

Nos próximos dias, a Prefeitura ainda apresentará um relatório detalhado sobre a situação ao Ministério Público, como resposta a um processo judicial em tramitação. Para relatar ações implementadas até o momento e as operações emergenciais que iniciarão na segunda-feira, uma audiência com o promotor Érico Barin foi realizada na tarde de quinta-feira, 9. A reunião também tratou da retomada das obras na BR-471.

Escrito por radiosantacruz.com.br

Rate it

Post anterior

Destaques

Com expectativa de grande público, União Corinthians tem clássico gaúcho na segunda-feira

Duelo contra o Caxias abre calendário de jogos da equipe santa-cruzense em 2025 pelo NBB O União Corinthians abre o calendário de jogos em 2025 na próxima segunda-feira, 13. A partir das 19h30, no Arnão, a equipe santa-cruzense enfrenta o Caxias, no clássico gaúcho do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. A partida é válida pela terceira rodada do segundo turno. No confronto do primeiro turno, em Caxias do Sul, o […]

today11/01/2025 29


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%