A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, falou com o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, e o município gaúcho abriu uma central de doações neste sábado e domingo, na Casa da Terceira Idade, das 8h às 17h. Em Guaíba, os pontos de recolhimentos de donativos para Santa Catarina estão concentrados no CAH Cohab/Santa Rita (Avenida Lupicínio Rodrigues, 347, todos os dias, das 8h às 20h), e na Casa Solidária (Rua Serafim Silva, 50, diariamente, das 8h30 às 17h30). Já em Eldorado do Sul, itens são recolhidos na sede da Defesa Civil Municipal (Estrada da Arrozeira, 270, todos os dias, das 8h às 20h).
Nestes dois municípios, os locais foram abertos neste sábado, e são recebidos alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza. Os respectivos prefeitos, Marcelo Maranata e Juliana Carvalho, fizeram pedidos de doações pelas redes sociais. Em Canoas, o prefeito Airton Souza disse que o município está destinando uma equipe da Defesa Civil Municipal, mais um barco e uma caminhonete de apoio para Itapema.
Em Bento Gonçalves, colchões estão sendo recolhidos na sede do Corpo de Bombeiros (Avenida Osvaldo Aranha, 359), neste sábado, até às 16h. A ação é da Prefeitura de Bento Gonçalves, Defesa Civil, Bombeiros, entre outros parceiros. Uma equipe de servidores da Administração Municipal foi enviada para auxiliar as comunidades atingidas pela chuva no município de Balneário Camboriú.
Na sexta-feira, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) manifestou solidariedade às localidades catarinenses atingidas pela tormenta. O presidente Marcelo Arruda, disse que a Famurs colocou-se à disposição “em nome dos 497 municípios gaúchos” para auxílio técnico e mobilização de doações. Desde a última quinta-feira e até o momento, as tempestades deixaram uma pessoa morta, na cidade catarinense de Governador Celso Ramos, além de 320 desabrigados e 995 desalojados.